O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

93 | II Série B - Número: 069 | 18 de Fevereiro de 2009

A reafectação de espaços interiores e exteriores permitirá reabrir os "horizontes" do Monumento, propondo novos, mais diversificados e completos circuitos de visita, com incorporação de espaços adequados para acolher valências tão importantes como: espaço interpretativo, serviço educativo, loja com cafetaria e depósito de acervos com oficina de conservação e restauro.
4. A ocupação dos espaços edificados é condição necessária à sua manutenção preventiva. O Estado, a autarquia e muitos parceiros públicos e privados estão em diálogo com vista à estabilização de um programa funcional adequado às características do monumento.
5. Tem este Ministério, através do IGESPAR, intenção de iniciar o investimento referido previsto no corrente ano. Mais se informa que o plano de intervenção global no Mosteiro de Alcobaça está integrado no projecto "Rota do Património Mundial", cuja programação cobre o período entre 2009 e 2013.
Este projecto do IGESPAR foi integrado no Plano de Acção "Oeste+4", com um investimento total previsto de cerca de 7.500.000 € (a repartir entre IGESPAR e comparticipação comunitária QREN), a iniciar-se no corrente ano. Com efeito, esta intervenção será objecto de candidatura ao Programa Operacional Regional do Centro do QREN, o qual irá abrir um concurso para "património cultural" durante o mês de Fevereiro do corrente.
6. A verba referida em 5. é a estimativa das acções referidas em 3.
7. Consideram-se, para já, os investimentos referidos em 3. As restantes acções de reabilitação serão equacionadas em conjunto com a autarquia e outros eventuais parceiros.
8. A utilização que vier a ser dada ao monumento obedecerá, obviamente, a um nível elevado de qualidade à sua nobreza, bem como aos requisitos exigidos pela UNESCO, em cuja lista de monumentos e sítios o conjunto monumental está inscrito. Sublinhe-se que apenas está em causa parte da área devoluta.