O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

91 | II Série B - Número: 069 | 18 de Fevereiro de 2009

Assunto: Pergunta n.º 919/X (4.a) - de 16 de Janeiro de 2009 Degradação do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça Encarrega-m e Sua Excelência o Ministro da Cultura de, em referência ao ofício n.º 254/MAP, de 16/01/2009, informar o seguinte: 1. O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, agora tutelado pelo IGESPAR, foi objecto, nas décadas mais recentes e sob a tutela do ex-IPPAR, de importantes campanhas de manutenção e beneficiação, nomeadamente das áreas actualmente abertas aos visitantes.
O plano de reordenamento urbano levado a cabo pela autarquia local, acompanhado e apoiado pelo ex-IPPAR, contribuiu em grande medida para a valorização e dignificação do Monumento.
Contudo, a dimensão do conjunto edificado, a recente desafectação funcional (antigo asilo) dos espaços envolventes ao Claustro do Rachadoiro, associada à escassez de recursos financeiros, incrementou o risco de se entrar num ciclo de decadência, incompatível com a reconhecida importância nacional e internacional do Monumento. Data
11.02.2009