O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 | II Série B - Número: 078 | 5 de Março de 2009

Sr. Presidente da Assembleia da República Excelência Assunto: Certificação de um navio de passageiros para a Região Autónoma dos Açores Destinatário: Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações Continua envolto no maior mistério o processo de construção do navio de passageiros que, supostamente, fará a ligação entre as ilhas dos Açores a partir do próximo Verão.
Os trabalhos decorrem nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, cujo presidente, em tempos ouvido na Comissão Parlamentar de Defesa Nacional, afirmou que se tratava de uma «história triste» que os projectistas russos tinham feito um «mau trabalho e disparates», para os quais os estaleiros estavam a estudar uma «solução a propor ao armador a ver se este consegue gerir o navio», concluindo que se tratava de «um problema grave e complicado».
O navio não cumpre, ao que já se sabia, os critérios de estabilidade em avaria e agora surge a notícia de que se colocam também problemas à certificação do barco.
Não admira, por isso, que as pessoas manifestem a maior perplexidade receio e desagrado quando tomam conhecimento de que um relatório do Instituto Portuário dos Transportes Marítimos (IPTM) adianta que esta entidade certificadora não aceitou as alterações executadas pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, referindo que os problemas em causa dizem respeito a uma «fase já tardia de construção».

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 1343/X (4.ª)