O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 | II Série B - Número: 106 | 18 de Abril de 2009

Fonte: Observatório da Língua Portuguesa – CPLP www.observatoriolp.com Fonte: Observatório da Língua Portuguesa – CPLP www.observatoriolp.com Fonte dos dados até 1992: Jean-Claude CHASTELAND e Jean-Claude CHESNAIS, La Population du Monde: Enjeux et problèmes, Paris, PUF/INED, 1997. A projecção que se apresenta para o português, de 1992 a 2050, considera as perspectivas da evolução demográfica dos países CPLP.

3.1 — Estudo: O Valor Económico da Língua: Refira-se, também, no presente relatório a elaboração do estudo O Valor Económico da Língua encomendado pelo Instituto Camões e realizado por uma equipa de investigadores do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Segundo as primeiras conclusões desse estudo, as indústrias e os serviços em que a língua portuguesa é um elemento-chave representam 17% do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal. Os investigadores portugueses tiveram em conta estudos efectuados para Espanha para calcular o valor da língua em percentagem do PIB e o Valor Acrescentado Bruto (VAB) de produtos e actividades imputável à língua. Outros estudos, efectuados para o inglês, proporcionaram informação sobre a forma como o crescimento da língua afecta o crescimento da economia ou como são valorizadas as competências linguísticas no mercado de trabalho.
Por exemplo, verifica-se que as trocas comerciais e os fluxos de investimento estrangeiro entre países que têm uma língua comum são um pouco maiores. E portanto, nesse aspecto, a língua, tem alguma influência.


Consultar Diário Original