O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 | II Série B - Número: 156 | 8 de Julho de 2009

Assunto: Cuidados de saúde no concelho de Almodôvar Destinatário: Ministério da Saúde Em visita de trabalho recentemente efectuada ao concelho de Almodôvar foram colocadas com particular veemência preocupações sobre a prestação de cuidados de saúde no concelho.
Desde logo foram vários os trabalhadores da autarquia local que afirmaram não terem médico de família, situação que poderá hoje atingir mais de 3000 utentes.
Por outro lado, serão frequentes as vezes em que o Centro de Saúde não contará com a presença de médico para assegurar o atendimento dos utentes que lá se dirigem.
Finalmente, ter-se-á verificado a recente aposentação de mais dois médicos, o que agravará substancialmente a já precária situação existente.
O concelho de Almodôvar é um concelho que abrange um território com quase 780 km2, conta com uma população envelhecida distribuída por oito freguesias e dezenas de pequenos lugares dispersos pelo território parte dele zona de serra, com distâncias de cerca de 100 km até ao Hospita! de Beja e que dificilmente se podem percorrer num espaço de tempo inferior a uma hora e meio.
A fraca frequência ou mesmo inexistência de transportes públicos e os baixos rendimentos das famílias constituem acrescidos obstáculos que condicionam o acesso aos cuidados de saúde a que têm direito os cerca de 7500 habitantes dispersos pelo território, sobretudo os residentes na serra.
Em termos de urgência e emergência médica, o concelho encontra-se completamente desprovido dos recursos básicos. Desde logo a carência de recursos médicos no concelho e o deficiente funcionamento do Centro de Saúde, a inexistência da Unidade de Reanimação e Suporte Intermédio de Vida (URSIV) na Unidade de Urgência Básica de Castro Verde e a inexistência de uma só ambulância do INEM sediada em Almodôvar, como tive oportunidade de constatar junto da associação de bombeiros local que viu acrescidas as suas

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 2967/X (4.ª)