O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

21 DE JUNHO DE 2013 9___________________________________________________________________________________________________________

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Expeça - se

REQUERIMENTO Número / ( .ª) Publique - se

X PERGUNTA Número 2358 / XII ( 2 .ª) 2013-06-18

O Secretário da Mesa

Jorge Digitally signed byJorge MachadoMachado (Assinatura)(Assinatur Date: 2013.06.1812:51:24 +01:00a) Reason:Location:

Assunto: Situação caricata do posto da GNR de Medas (Gondomar)

Destinatário: Min da Administração Interna

Ex. ma Sr.ª Presidente da Assembleia da República

O Posto Territorial de Medas da GNR, freguesia do extremo interior leste do Concelho deGondomar, está localizado na Freguesia de S. Cosme, freguesia da sede urbana do mesmoConcelho, a muitos quilómetros de distância da área territorial de que toma o nome e pela qualassume responsabilidade de segurança.

Ou seja, o Posto Territorial de Medas da GNR, não obstante estar localizado na freguesia de S.Cosme, é responsável pela segurança nas freguesias de Jovim, Foz do Sousa, Covelo, Melres eMedas, isto é, é responsável pela segurança de 20667 pessoas (censos de 2011), embora fiquea muitos quilómetros de distância da população a que deve prestar segurança.

Além desse facto insólito, o Posto Territorial de Medas da GNR, situado em S. Cosme, temsobre a sua responsabilidade a maior das áreas territoriais do Destacamento da GNR de Gaia(em que está integrado), isto é, uma área de 66,54 quilómetros quadrados, totalmente fora dolocal onde fica localizado (na Rua padre Andrade Silva, freguesia de S. Cosme, Gondomar).

A situação deste Posto Territorial da GNR de Medas, situado fora do território de qualquer dascinco freguesias de Gondomar pelas quais tem responsabilidade, é tão insólito e caricato que oPovo e a população destas freguesias já lhe conferiu, muito justamente um cognome o de“Posto Virtual de Medas da GNR”.

Esta é uma situação recorrente, que perdura há demasiado tempo, e que só não é resolvida pormanifesta falta de vontade política de sucessivos Governos e responsáveis pela área daAdministração Interna.

De facto ninguém acredita que não haja (nem tenha) já havido muitas hipóteses de encontrarainstalações para localizar este Posto da GNR no interior da área pela qual é responsável,mormente em Medas.

Temos conhecimento que juntas de freguesia, e outros responsáveis autárquicos, têm oferecido