O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

54.(16)

O SÉRIE-C — NÚMERO 8

A estabilidade do mercado, associada à descida da inflação, permitiu também uma descida das taxas. Assim, as taxas médias ponderadas de colocação das várias séries de OT, que traduzem o rendimento médio obtido pelas entidades compradoras, ficaram abaixo das taxas de cupão.

As mais-valias realizadas com a colocação deste empréstimo foram bastante significativas,

particularmente no V semestre, flproximando.se de 40 milhões de contos.

QUADRO N.° 5 Colocação da OT em 1993

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

3.2.1 — Comportamento das OT emitidas em 1993, em mercado primário e mercado secundário

Nos quadros n.°* 6 e 7 e respectivos gráficos apresenta-se a evolução das taxas de rendimento das OT, para os vários prazos, nos mercados primário e secundário.

As yield de mercado primário das OT a três e cinco anos, referentes a Janeiro, englobam as séries OT 13,5%, Dezembro 1995, e OT 13%, Dezembro 1997; estas não foram contempladas na análise das yield em mercado secundário, que assenta na observação das novas séries criadas em 1993.

Da análise comparativa das taxas formadas em mercado primário e em mercado secundário, a partir de Fevereiro, observa-se uma tendência de aproximação dos seus comportamentos, sendo esta mais regular nas novas séries de prazos mais longos.

QUADRO N.° 6 Mercado primário de OT em 1993

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Mercado primário de OT — 1993

(yteld média das colocações mensais)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"