O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 DE FEVEREIRO DE 1996

78-(17)

Em face do comportamento do mercado, em Novembro o Tesouro optou por emitir, em sistema de leilão, um empréstimo à taxa variável designado ORTV 1994-1999.

Este empréstimo, com pagamento de juro semestral, foi indexado a uma média de taxas LISBOR a seis meses, por ser esta a taxa que melhor reflectia as condições do mercado para produtos de prazo e risco semelhantes. Efectivamente a taxa que se lhe aplica é a resultante da média aritmética das quatro últimas taxas LISBOR a seis meses, calculada no antepenúltimo dia útil do semestre anterior ao vencimento de juros, arredondada para V32 de ponto percentual e deduzida de 0,125%.

Realizou-se um único leilão em que a procura atingiu o valor de 271,145 milhões de contos para uma oferta de 200 milhões de contos.

Colocaram-se 199 998 770 contos ào preço médio de 10 009183, tendo-se obtido uma mais--valia de 1% 633 contos.

3.2.1 — Comportamento das OT emitidas em 1994, em mercado primário e mercado secundário

• Nos quadros n.os 6 e 7 e respectivos gráficos apresenta-se a evolução do comportamento das OT em mercados primário e secundário ao longo do ano.

No quadro n.° 6 pode observar-se a irregularidade da colocação das várias séries em mercado primário, bem como o aumento brusco das taxas de rendimento entre Maio e Junho.

No quadro n.° 7 verifica-se comportamento idêntico ao do mercado primário, no que se refere às taxas de rendimento em mercado secundário; nota-se igualmente maior volume de transacções no primeiro semestre com quebra significativa no segundo semestre, particularmente nas OT de maior maturidade.

Neste mercado o volume de transacções foi substancialmente inferior ao verificado em 1993.

"VER DIÁRIO ORIGINAL"