O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0248 | II Série C - Número 021 | 31 de Outubro de 2002

 

Foi patente que os ataques do 11 de Setembro impulsionaram nas instâncias contactadas uma linha de investigação orientada para a tipificação dos instrumentos, fenómenos e agentes terroristas, que parece combinar um método criminológico-policial clássico com o tipo de análise característica dos serviços de informações, associado a algum enquadramento académico decorrente da formação específica destes novos "analistas". Para quem disponha de alguma familiaridade com aqueles campos de análise, os resultados não parecem, por enquanto, traduzir uma mais-valia clara. Isso ficou claro a respeito das investigações reportadas a propósito da conexão terrorismo/religião e terrorismo/islamismo, que parecem não ultrapassar os moldes clássicos daqueles serviços.
Ainda em Monterrey foi efectuada uma visita à Lockheed Martin Space System Company, com o fim de tomar contacto com as actividades desta companhia no desenvolvimento de sistemas e de tecnologias de defesa anti-mísseis, em particular, Theater High Atitude Area Defense System (THAAD), Ground based Mid-course Defense, Defesa anti-míssel táctica e Airbone Laser.
Embora a maioria de tais projectos careçam ainda de um período considerável para se tornarem efectivos, o seu grau de adiantamento e os níveis de eficácia para que se aponta significam que, enquanto publicamente se debatia a NMD e as dificuldades decorrentes do Tratado ABM ainda se não encontravam contornadas, a indústria americana dispunha já de verdadeiras encomendas que lhe permitiam avançar e mesmo ultrapassar em muito os modelos que eram do conhecimento público.
É possível retirar da visita que os EUA e a indústria americana estão rapidamente evoluindo para sistemas que se diferenciam da percepção e da lógica da ameaça característica do mundo bipolar e colocam os seus detentores em posição de criar invulnerabilidade em zonas mais ou menos alargadas.
Significativa, em particular tendo em conta o acima exposto, é a circunstância de estarem envolvidas nos esquemas tecnológicos e produtivos ligados aos sistemas em desenvolvimento na Lockheed Martin empresas de vários países europeus, a começar por Espanha o que constituiu, pelo menos, uma motivação adicional para a construção dum olhar português sobre esta evolução.

Lisboa, 25 de Outubro de 2002. - Os Deputados do PS: Alberto Costa e José Lello.

Nota: Na deslocação a Washington participaram os Deputados José Lello e Alberto Costa; em Monterrey participou apenas o Deputado Alberto Costa.