O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0530 | II Série C - Número 031 | 19 de Junho de 2004

 

grandes eventos desportivos, como a já prometida realização da Taça da Europa 2005 de atletismo, e de grandes eventos musicais, e, finalmente, rentabilizar-se-ão os espaços e os equipamentos do edifício de escritórios e serviços do topo norte.
Como aspecto negativo, ainda sem repercussões no bom desenrolar dos trabalhos, mas causador de constrangimentos, foi referido não terem sido ainda recebidos os montantes compensatórios da responsabilidade do Governo, em dívida, alegadamente por falta de dotação. O problema não está ainda resolvido e afecta também as Câmaras de Aveiro e de Coimbra.
A visita terminou com a apresentação no Castelo de Leiria do logótipo do novo "Estádio Municipal de Leiria - Dr. Magalhães Pessoa". Tratou-se de uma cerimónia simples, feita na presença das entidades responsáveis pela realização da obra, dirigentes associativos, desportistas e jornalistas, a cujo simbolismo a Câmara Municipal de Leiria quis associar a Comissão Eventual para a Análise e a Fiscalização dos Recursos Públicos Envolvidos na Organização do EURO 2004, significando, assim, o seu agradecimento público.

Estádio da Luz - Sport Lisboa e Benfica
(7 de Outubro de 2003 - 11.00 horas)

Aos sete dias do mês de Outubro do ano de dois mil e três, pelas 11 horas, a Comissão Eventual para a Análise e a Fiscalização dos Recursos Públicos Envolvidos na Organização do Euro 2004 efectuou uma visita de trabalho ao "Estádio da Luz".
Tratou-se da segunda visita de trabalho da Comissão àquele estádio. A primeira ocorreu no passado dia 27 de Novembro de 2002.
A Comissão parlamentar foi recebida no local da visita pelo Sr. Mário Dias Vice-Presidente do Sport Lisboa e Benfica e responsável pela área do Património e pelo Sr. João Salgado, Secretário-Geral e Chefe do Gabinete da Presidência.
A delegação da Comissão Parlamentar, foi composta pelos seguintes Srs. Deputados:

" Laurentino Dias - PS;
" Melchior Moreira - PSD;
" João Pinho de Almeida - CDS-PP;
" Fernando Pedro Moutinho - PSD;
" João Carlos Barreiras Duarte - PSD;
" João Moura de Sá - PSD;
" Miguel Coelho - PS;
" Jamila Madeira - PS;
" José Miguel Medeiros - PS;
" António Herculano Gonçalves - CDS-PP;

Acompanharam a visita de trabalho os seguintes Deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Lisboa:

" Arons de Carvalho - PS;
" Paulo Veiga - CDS-PP;

Aos cumprimentos e saudações protocolares, seguiu-se uma visita detalhada ao novo estádio, acompanhada pelos técnicos responsáveis.
A visita teve particular incidência na apreciação e na avaliação do estado dos trabalhos e, também, nos aspectos directamente relacionados com a funcionalidade dos espaços, a segurança e a comodidade do público, a qualidade dos materiais e dos equipamentos.
Foi possível avaliar in loco o estado dos trabalhos do estádio - em fase de conclusão final; as acessibilidades e a recuperação da zona envolvente - obras ainda em curso.
Foi possível constatar, com agrado geral, que a obra se impõe, desde logo, por um sábio equilíbrio entre a imponência e grandiosidade e a aparente leveza e subtil simplicidade, e também pela qualidade em termos arquitectónicos, de engenharia, de implantação e de multifuncionalidade.
O novo estádio da Luz insere-se num complexo desportivo, de lazer e de convívio que incluirá um campo de treinos, dois grandes e modernos pavilhões polidesportivos, destinados à prática de outras modalidades, profissionais e amadoras e uma piscina.
Incluirá ainda um espaçoso health club, situado nas bancadas e repartido por três pisos distintos, que se prevê venha a ser equipado com moderno equipamento e com uma piscina interior; de um restaurante panorâmico dividido por dois pisos, aberto diariamente e dispondo de uma zona para sócios e adeptos.
O Museu do clube que disporá de uma sala polivalente para albergar exposições temporárias, encontrará também aqui o seu novo espaço de preservação da memória, de registo da história e de conservação dos troféus do Sport Lisboa e Benfica, num ambiente interactivo, tecnologicamente avançado.
Para além de um parque de estacionamento exterior, localizado junto ao estádio, o complexo possuirá estacionamento interior, localizado em três pisos subterrâneos, com acesso directo ao interior do estádio.
Na sua envolvente haverá uma zona comercial e de prestação de serviços, concebida como zona de convívio e de lazer, que incluirá a loja do Benfica.
O novo Estádio da Luz terá capacidade para 65 000 lugares sentados; 156 camarotes; anel VIP com mais de 7000 lugares de grande conforto, em termos de localização e de equipamentos e de dois ecrãs de grande dimensão, tudo de acordo com as condições técnicas e de segurança requeridas pela FIFA e pela UEFA para a realização das respectivas competições e impostas pelo Decreto Regulamentar n.º 10/2001, de 7 de Junho.
O estádio tem três pisos subterrâneos afectos a parqueamento automóvel: estacionamento VIP e 1410 lugares de estacionamento normal.
Ao nível do relvado situam-se os balneários, o respectivo corredor de acesso ao campo de jogos e a sala de comunicação social.
No primeiro anel o estádio dispõe de 21 800 lugares, lugares especiais para pessoas portadoras de deficiências motoras e 12 bares.
O segundo anel apresenta 7300 lugares, tribuna presidencial, salas de apoio exclusivas, 12 bares, health club, restaurante panorâmico e o museu do Benfica.
O terceiro anel está especialmente preparado para camarotes de sócios e de empresa e centro de reuniões e de negócios. Dispõe, para além disso, de 2500 lugares, 8 bares, health club e restaurante panorâmico.
No quarto anel existem 33.600 lugares, 22 bares e health club.
Todos os lugares são cobertos e irão dispor de bares, postos de primeiros socorros e instalações sanitárias de apoio.