O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 | II Série C - Número: 001 | 27 de Setembro de 2008

Foi referido, entre outros aspectos, que o referido aeroporto viria fundamentalmente a apoiar quer o segmento low cost, quer a carga aérea, constituindo um complemento ao aeroporto de Faro. A ideia-chave é transformar o Aeroporto de Beja num centro de negócios, gerando dinâmicas várias.
Foi também realçado aos Srs. Deputados que o projecto conta com vantagens operacionais, visto já estarem construídas as infra-estruturas aeroportuárias derivado da circunstância de ali se situar a Base Aérea n.º 11, até agora exclusivamente operada pela Força Aérea. Para além disso, as condições meteorológicas são muito favoráveis, havendo, ainda, uma boa área para expansão, se houver necessidade para tanto.
O Aeroporto terá 2 pistas, uma para circulação, mais estreita, e outra para a aviação civil, constituindo um relevante desafio no Triângulo de Desenvolvimento do Alentejo, muito contribuindo nos planos turísticos, económicos e empregador.
Depois da explanação oferecida, intervieram os Srs. Deputados Abel Baptista (CDS-PP), Fernando Santos Pereira (PSD), José Soeiro (PCP), José Raúl dos Santos (PSD) e o Sr. Presidente da COPTC.
As questões postas, tocaram, respectivamente, nos seguintes pontos:

— Investimento total e data de conclusão das obras; — Articulação com a força aérea, capacidade da pista para receber aviões de carga e sustentabilidade financeira; — Acessibilidades, nomeadamente, o IP2 e o IP8; — As bases da futura concessão e da entidade que fará a exploração; — Os efeitos que a nível do investimento poderão ser sentidos com a mudança do NAL da OTA para Alcochete, com uma situação bem mais próxima de Beja e quais as alternativas estudadas para o aeroporto, se houver uma decréscimo acentuado das companhias low cost, onde se encontra basicamente ancorado o Aeroporto de Beja;

Os esclarecimentos às questões endereçadas pelos Srs. Deputados foram prestados pelo Sr. Presidente do Conselho de Administração da EDAB, bem como pelo Dr. Manuel Barroso, responsável pela área económica.
O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Beja tomou, igualmente, a palavra, chamando a atenção de que o empreendimento em causa era muito importante para o futuro da Região.
Salientou, ainda, algumas dificuldades, em especial no tocante às acessibilidades, devendo e podendo incrementar-se uma linha ferroviária modernizada de ligação a Lisboa e bem assim a Sines.
Por outro lado, referiu que seria fundamental resolver a questão das ligações do aeroporto à cidade de Beja.
Seguidamente, foi proporcionado à delegação parlamentar a visita às pistas e às obras em curso, acompanhadas pelas explicações dos responsáveis da EDAB.

Aeroporto de Beja Localização do projecto Consultar Diário Original