O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 | II Série C - Número: 001 | 27 de Setembro de 2008

Objectivo 5: Segurança Marítima e Protecção Portuária

A finalizar a exposição, foram dados alguns indicadores de desempenho, encerrando com a previsão do potencial crescimento.
O Sr. Presidente da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações agradecendo a clareza das explicações e cumprimentando a Presidente e membros do Conselho de Administração da APS, SA, pelos resultados alcançados, procurou que o esclarecessem sobre o problema das infra-estruturas que servem o Porto de Sines, nomeadamente, na área ferroviária, abordando a questão da articulação entre a Plataforma Logística do Poceirão e a sua ligação a Sines.
Interveio, a seguir, o Sr. Deputado Alberto Antunes (PS), tendo colocado um conjunto de questões acerca do timing da decisão da Autoridade da Concorrência relativamente à concessão à Galp; sobre os resultados da comercialização das actividades logísticas e sobre qual o montante da dívida caso se não concretize o terminal dos granéis líquidos.
O Sr. Deputado Fernando Santos Pereira (PSD) solicitou que fizessem uma avaliação do contrato de concessão celebrado há anos pela APS e abordou a questão das acessibilidades.
O Sr. Deputado Abel Baptista (CDS-PP) focou a questão do negócio dos «contentores, bem como a das acessibilidades, perguntando, em especial, qual o relacionamento entre a APS e as Estradas de Portugal caso não se concretize a adjudicação da concessão do terminal de graneios líquidos, e a questão do pedido de indemnização do consórcio adjudicatário do molhe de protecção do terminal 21».
O Sr. Deputado Bruno Dias (PCP) direccionou as suas questões para a dinâmica de expansão e receitas do Terminal XXI; para as acessibilidades e, nesse campo, para o IP8, e, ainda, para a coabitação das actividades do porto com a pesca.
Por fim, o Sr. Deputado Nelson Baltazar (PS), fez como que uma síntese, expendendo algumas considerações sobre o trabalho já concretizado, sobre a rede logística e sobre o desafio na rede ferroviária, insistindo que o troço Vendas Novas – Setil devia ser melhorado e feito um anel mais eficaz, enquadrando outras perspectivas.
Depois desta sessão, e após o almoço oferecido pela administração da APS, SA, e que contou com a presença do Sr. Capitão do porto, do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sines e de membros da aicep Global Parques, a delegação da COPTC realizou uma visita minuciosa ao complexo do porto, tendo tido oportunidade de ver de perto as suas multivalências.

Cartão Único Portuário VTS – Vessel Traffic System Supervisão – vídeo e alarmes Consultar Diário Original