O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 | - Número: 001 | 29 de Setembro de 2007


Na realidade, a economia chinesa também tem desempenhado um papel relevante na economia japonesa e tem funcionado como catalizador da política de investimentos japonesa nos seus mercados vizinhos.
Efectivamente, o crescimento desenfreado da economia chinesa, aliado ao fortalecimento da sua posição hegemónica leva a que o Japão relegue para segundo plano os mercados americano e europeu, centrando as suas atenções no reforço do seu poder junto dos restantes países asiáticos.
Neste âmbito, o Japão tem apostado no desenvolvimento de relações económicas com países geograficamente próximos, tendo já celebrado acordos com Singapura, Tailândia e Malásia.
Numa aproximação à comunidade económica mais significativa do Japão, foram-nos dados a conhecer, como exemplos do tecido empresarial mais reconhecido a nível internacional, a Panasonic e a Mitsubishi e algumas das suas respectivas apostas.
Os objectivos de crescimento sustentado delineados pela Panasonic, passam pela adopção de medidas protectoras do meio ambiente e de conservação dos recursos naturais do Japão, pela ampla disponibilização dos meios de acesso à informação e dos meios de comunicação junto da sociedade e pelo desenvolvimento da sua linha de produtos em torno do conceito «ideas for life».
No sector do fabrico e venda de equipamento de defesa militar, sector que, na sequência das imposições decorrentes da II.ª Guerra Mundial estava absolutamente vedado ao Japão, começa a verificar-se o investimento por algumas empresas mundialmente reconhecidas, nomeadamente a Mitsubishi.
Actualmente, são já fabricados no Japão vários modelos de caças e helicópteros e sistemas de mísseis guiados; no entanto, esses equipamentos são produzidos sob o estrito licenciamento dos Estados Unidos e da Eurocopter, não podendo as empresas japonesas produzir outros equipamentos por sua iniciativa e com tecnologia mais avançada.
Ainda assim, subsistem alguns problemas que continuam a preocupar o Governo Japonês, nomeadamente, o nível elevado de endividamento do país e o envelhecimento acelerado da população que, para além de importar a afectação da maior parte do orçamento de Estado para fazer face aos gastos significativos com a segurança social, determinará no prazo de aproximadamente cinco anos a ausência da mão-de-obra necessária para sustentar o crescimento da economia.

4 — Conclusão

Atento o supra exposto, podemos concluir que é forte o desejo do Japão em afirmar-se perante a comunidade internacional, em refazer a sua economia e combater os problemas ambientais e sociais com que se depara.
As medidas propostas pelo Governo Japonês para alcançar tais objectivos embora possam causar alguma desconfiança têm acolhido a aprovação ao nível dos seus aliados e de organizações internacionais como a ONU, o FMI e a OCDE e são encaradas com grande optimismo.

Assembleia da República, 22 de Agosto de 2007.
O Deputado Orador, Rui Gomes da Silva.

Anexos

Para a elaboração do presente relatório foram recolhidos os documentos infra enunciados e que ora junto como anexos.

a) Documentos diversos: — Programa da visita — Jornal «The Asahi Shimbon» de 13.06.2007 — Panfletos sobre Kyoto — Publicações da Prefeitura de Osaka

b) Documentos da Federação de Câmaras de Comércio Estrangeiras no Japão: — Relatório — «FCIJ Business Confidence Survey — Spring 2007» — Panfleto sobre a Câmara de Comércio Americana no Japão

c) Documentos do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão: — Relatório — «Current State of Japan-China Exchange»; — Relatório — «Japan's EPA/FTA»

d) Documentos do Ministério das Finanças do Japão: — Relatório — «Regional Financial Cooperation in East Ásia» — Relatório — «Challenges Faced by Japan Customs — Efforts to Achieve Mission» — Relatório — «Japanese Economy and Fiscal Policy in Global Environment» — Panfleto sobre Impostos