O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 | - Número: 031 | 1 de Junho de 2009

Albânia

No dia 15 de Maio tiveram lugar as reuniões em Tirana, a primeira das quais com o Presidente da República, Senhor Bamir Topi.

O Presidente Topi referiu que se tratava de um momento muito importante para a Albânia com a recente adesão à NATO, o pedido de adesão à União Europeia e as eleições legislativas de 28 de Junho próximo.

Elogiou os contributos da OSCE que “ajudaram a consolidar” o papel das instituições na Albània. Afirmou tambçm que se tem assistido a uma “evolução positiva” na classe política do seu país, com alguns “consensos” o que demonstra uma cultura política avançada, com a rotação de partidos no poder e um sistema judicial independente.

O Presidente da AP OSCE afirmou que a Albânia deveria ter um papel estabilizador na região e, em particular, no Kosovo onde o trabalho da comunidade internacional ainda não é muito visível.

A delegação reuniu com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Lulzim Basha, onde foi referido que as próximas eleições eram cruciais para o futuro do país já que deveriam ser a confirmação da transformação da Albânia, enquanto membro da NATO, deixando para trás as críticas dos observadores em actos eleitorais anteriores. Para tal foi reformado o Código Eleitoral com a emissão de novos cartões de identidade.

Foi também abordada a candidatura da Albânia à Presidência da OSCE em 2012, os resultados da presença da comunidade internacional no Kosovo e a influência da Albânia na situação interna daquele país.

Seguiu-se um almoço de trabalho com a delegação albanesa à AP OSCE onde forma abordadas as próximas eleições, as relações com os países vizinhos e a situação no Kosovo.

Tendo em consideração a missão de observação da AP OSCE que vai monitorizar as eleições legislativas de 28 de Junho, a delegação reuniu também com o líder do Partido Socialista, e Presidente da Câmara de Tirana, Edi Rama e com responsáveis de outros partidos políticos.