O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 | - Número: 024 | 27 de Janeiro de 2012

— A CPLP e a área do conhecimento e do desenvolvimento científico — reunião e visita à exposição «Viagens e Missões Científicas nos Trópicos 1883-2010»; — A consolidação do relacionamento entre as duas entidades, através do acompanhamento das atividades de ambas as instituições; — Manifestação do interesse na manutenção do canal de comunicação direto entre as duas partes.
A Delegação foi recebida, à chegada, pela Sr.ª Dr.ª Teresa Albino, Assessora do IICT, que de imediato procedeu à visita ao Jardim Botânico Tropical, esclarecendo os participantes sobre os exemplares que constituem o seu património.
Em seguida, no Palácio Condes de Calheta, teve lugar a reunião da Delegação com o Presidente do IICT.

Presidente da Delegação, Deputado Adriano Rafael Moreira (PSD): Traçou o caminho percorrido pela vertente parlamentar da CPLP e a evolução com base na língua portuguesa.
Também, em Timor-Leste, por ocasião da realização da III AP-CPLP, tinha tido a oportunidade de conversar com o representante da União Europeia sobre o financiamento para a área da agricultura nesse país.
Numa lógica de parceria o trabalho desenvolvido no Instituto configura um contributo para apoiar os restantes países da CPLP.

Presidente do IICT, Professor Jorge Braga de Macedo: Há sete anos a dirigir o Instituto constata que na área da área da ciência as divergências políticas são menores, porque as relações pessoais são diferentes, uma vez que o que importa salientar é a continuidade.
A noção de necessidade de continuidade da ciência para o desenvolvimento foi realçada no Colóquio Internacional «Ciência nos Trópicos: olhares sobre o passado, perspetivas de futuro» recentemente realizado e aberto pelo especialista Jean-Pierre Contzen2.
A exposição «Viagens e Missões Científicas nos Trópicos 1883-2010» considerada emblemática foi já objeto de apresentação em Pequim.
Destaque para o interesse do conhecimento do Instituto e da exposição patente ao público até dezembro do corrente ano, evidenciando-se um crescimento do interesse académico destas matérias, o aprofundamento da colaboração científica com membros da CPLP, a atenção sobre a investigação científica tropical e a urgência do incremento dos Objetivos do Desenvolvimento do Milénio.
Há cerca de 200 parcerias de colaboração com países da CPLP e o que importa relevar é que o think tank reside na ciência para o desenvolvimento no quadro da lusofonia global, entendida como a tomada de posição dos oito países sobre estas questões.
A EMBRAPA3 constitui um parceiro com notoriedade e importância para a CPLP, pois permitiu ir para além do que se realiza na universidade.
Quanto a Timor-Leste, as atividades do Instituto têm conhecido um grande desenvolvimento neste país, em vários casos de relacionamento pontual.
Na unidade de acompanhamento do IICT — Serviço de Oportunidades e Projetos (SOP)4 — também consta a Confederação Empresarial de Portugal.
No domínio da promoção do IICT foi apresentado o roadshow, na Universidade de Coimbra, sobre o património do Instituto e uma análise comparada dos Estados-membros da CPLP na perspetiva dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio. Foram, também, atualizados os protocolos assinados com as três Universidades de Lisboa e que remontam a 1980. A ligação entre o ensino superior e a ciência não é fácil.

Assessora, Dr.ª Teresa Albino: Os investigadores do IICT têm prestado apoio (até com a empresa DELTA) ao nível da recuperação de Díli, na parte da reconstrução e definição das fronteiras do país, no quadro da cartografia. No domínio da 2 Investigador em diversos domínios da Ciência, Presidente do Instituto de Estudos Avançados das Nações Unidas, Professor Convidado do Instituto Superior Técnico e Conselheiro Especial do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago.
3 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - www.embrapa.br 4 O SOP tem como missão o apoio à criação de projetos de I&D no IICT, através da deteção de oportunidades e da facilitação dos mecanismos de candidatura e participação.