O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 | - Número: 005 | 26 de Outubro de 2012

região, assinalando que a União tem de ser capaz de integrar o norte e o sul na sua cooperação, tal como o fizeram os EUA e as potências asiáticas.
Em termos de balanço e perspetivas, referiu que há progressos no modo como a UE é percebida e acolhida na região, sendo igualmente importante que a União seja capaz de adaptar as suas estratégias, designadamente no que diz respeito ao apoio financeiro e aos acordos comerciais.
Porém, notou que a parte mais difícil do trabalho está ainda para vir, pois a UE tem de ser capaz, em sua opinião, de propor uma nova relação com estes países. Neste contexto, considerou que os Parlamentos e a diplomacia parlamentar podem dar um contributo importante para estabelecer confiança e canais de comunicação com os parceiros nesta região.
Por outro lado, referiu que a UE deve ser capaz de adaptar também as suas estruturas, envolvendo mais possível o setor privado.
Finalmente, concluiu que a UE tem uma oportunidade única de contribuir para a consolidação da democracia, mas que tem de ser cada vez mais ativa.
Seguiu-se um período de debate, no qual o Deputado Paulo Pisco (PS) afirmou que a UE carece de uma maior identificação de problemas, questionando o representante especial da UE sobre o seu otimismo relativamente aos países envolvidos na primavera árabe, nomeadamente no que diz respeito ao papel dos movimentos religiosos radicais no enfraquecimento das reformas e da democratização. Sessão 3: questões de atualidade na PESC e PCSD durante da Presidência de Chipre do Conselho da UE A sessão de trabalho seguinte foi dedicada à apresentação das prioridades da Presidência cipriota do Conselho da UE no domínio da PESC e da PCSD, feita pelo Ministro da Defesa, Demetros Eliades. O respetivo discurso encontra-se anexo a este relatório8.
Em seguida, a Presidência submeteu a todas as delegações uma proposta de conclusões da Conferência9, que foram adotadas por consenso, e deu por encerrados os trabalhos.

Assembleia da República, 11 de setembro de 2012.
Os Deputados

Nota: Os anexos encontram-se disponíveis para consulta nos serviços de apoio.
A DIVISÃO DE REDAÇÃO E APOIO AUDIOVISUAL. 8 http://www.cyparliament20 I 2.e.u/easyconsole.cfm/id/352 9 http://www.cyparliament2012.eu/easyconsole.efm/id/356 Consultar Diário Original