O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | - Número: 022 | 20 de Abril de 2013

Aleixo, membro do Conselho da Fundação Anna Lindh em Lisboa e de onde se destaca a participação do Sírio Salam Kawakibim da Iniciativa da Reforma Árabe. Debate aceso respondeu a questões como a construção de uma cultura de paz e de não-violência: as necessidades e os desafios colocados pela construção de uma cultura de paz e de não-violência como dois pilares essenciais na construção da democracia – participação Deputado Eduardo Cabrita (PS).
(ii) Workshop Cultura e criatividade sobre a necessidade de repensar o papel estratégico da cultura no novo contexto do envolvimento da sociedade civil na região do Mediterrâneo. O desenvolvimento cultural, a construção da paz e as artes como base para abordagens essenciais no campo criativo para se alcançar as mudanças necessárias. À luz das circunstâncias atuais no Mediterrâneo, as políticas culturais devem criar condições para o desenvolvimento sustentável de programas culturais, como parte de um fortalecimento do movimento da sociedade civil: apoiar espaços culturais independentes, envolver grupos menos favorecidos e os jovens, ter em conta aspetos centrais, tais como a modernização do quadro jurídico cultural e investir em aplicações inovadoras como criatividade, patrimônio imaterial, desenvolvimento e governança. Participaram os Deputados Fernando Negrão (PSD) e Ricardo Rodrigues (PS). Destaca-se ainda participação do português Francisco Motta Veiga, da Associação da Cultura Mediterrânica, como perito nacional.
(iii) O workshop com o tema Educação e aprendizagem Intercultural abordou questões como a complexidade da educação para a cidadania intercultural em geral e a educação para uma cidadania proactiva na região Euro-Med em particular, que dizem respeito a desafios e oportunidades para a participação cívica e política em diferentes sociedades. Estas incluem o atual conceito de cidadania e a capacidade de o ensinar em sociedades multiculturais, tendo em conta as lutas de poder associadas às classes sociais, à cultura, às nacionalidades, etnias, gênero e ideologia religiosa, política e económica. No contexto do complexo processo de globalização e interdependência, diversidade e aumento da mobilidade, implica: desenvolver uma análise crítica dos princípios subjacentes da educação cívica em contextos locais e globais; explorar a formação do cidadão de hoje e os desafios colocados pela diversidade de contextos, em níveis locais e globais; princípios da educação do cidadão em questões práticas e educacionais no conjunto educacional; e aprender com as práticas de educação formal e não formal, cidadãos proactivos e abordagens interculturais – este workshop contou com a presença de um orador português, Miguel Silva do Centro Norte-Sul. Participaram os Deputados Emídio Guerreiro (PSD) e Emília Santos (PSD).

No final dos trabalhos a Delegação da AR participou numa receção oferecida pelo Representante Regional da Comissão Europeia, Cyril Robin-Champigneul.

I Cimeira dos Presidentes dos Parlamentos da União (agenda em anexo III) 7 de abril

Consultar Diário Original