O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 | - Número: 022 | 20 de Abril de 2013

norte e a Sul tem um do outro (conclusões preliminares disponíveis em www.annalindhforum.org/ citizensmediterranean-launch-action-renewed-euro-med-partnership); Durante a Assembleia Plenária, os participantes debateram dois temas: “Época para a mobilidade e cidadania: construir sobre os resultados da Cimeira de Marselha” e “Época para a implementação dos projetos da UpM”. Estes debates tiveram como oradores convidados Michel Vauzelle, Representante Especial do Governo Francês para o Mediterrâneo, Embaixador Oklah Al’Zoubi, representante da Copresidência da UpM, Embaixadora Delphine Borione, Secretária-geral Adjunta da UpM e Flávia Palanza, Diretora Associada do BEI para a África de Leste e Central.

Seguiu-se a apresentação pelos Presidentes, e votação, das recomendações preparadas respetivamente pelas cinco Comissões permanentes da AP-UpM:

Comissão de Assuntos Políticos, Segurança e Direitos Humanos, Presidente Tokia Saïfi (PPE - França), das várias recomendações destacou a que considera que as mudanças democráticas no Sul e leste do Mediterrâneo oferece uma oportunidade histórica para restabelecer políticas públicas em sintonia com as necessidades das populações, atender aos requisitos da paz social e da competitividade. Nesse sentido, considera que as reformas democráticas em curso devem ser reforçadas e apoiadas por parlamentos, especialmente aqueles com recursos humanos e infraestruturas mais fortes, e convida, portanto, a esses Estados Membros a multiplicar a oferta de apoio, intercâmbio de boas práticas, parcerias e apoio técnico para reforçar a capacitação dos novos parlamentos.
Presidente da Comissão dos Assuntos Económicos, Financeiros, Sociais e da Educação, Presidente Ali Ercoskun (Turquia), apresentou recomendações sobre a criação de oportunidades comerciais e de investimento no Mediterrâneo; melhorar a mobilidade para a realização de negócios entre os países da UpM; e sobre a criação de um instrumento financeiro para o espaço Euro-mediterrânico.
Comissão para a Promoção da Qualidade de Vida, dos Intercâmbios Humanos e da Cultura, Presidente Khalid Chaouki (Itália) referiu a recomendação de se organizar um seminário envolvendo especialistas, historiadores, acadêmicos na área das línguas, sobre a especificidade e complexidade da identidade mediterrânica, afim de reforçar o potencial do património e da cultura mediterrânica; apelo à criação de um canal de TV Euro-mediterrânica, disponível em várias línguas, cujo objetivo seria melhorar o conhecimento das culturas na área do Mediterrâneo; e o convite aos Chefes de Estado e de Governos dos países da União para o Mediterrâneo para reforçar o financiamento dos programas de mobilidade académico “Erasmus Mundus”. A discussão de uma Carta de valores para o mediterrâneo foi suspensa.
Comissão da Energia, Ambiente e Recursos Hídricos, o Presidente Stefan Schennach (Áustria) apresentou recomendações dirigidas para quatro temas (1) as energias renováveis; (2) as Eco-cidades, (3) os parques submarinos e (4) a Campanha “Let’s do it”.
Comissão para os Assuntos das Mulheres, a Presidente Samira Meria-Friaa (Tunísia) destacou algumas das recomendações adotadas pela Comissão como o apelo aos Estados-membros da UpM para Consultar Diário Original