O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

151 | - Número: 015 | 1 de Abril de 2011

Combate à imigração ilegal e tráfico de pessoas Em 2010 realizaram-se 3.048 acções de combate à imigração ilegal e ao tráfico de pessoas.
Fraude documental O combate à fraude documental e o reforço da segurança da documentação de identidade, viagem e residência, com introdução de elementos biométricos, tem contribuído decisivamente para um acentuado decréscimo no volume total da fraude documental detectada. Durante o ano de 2010 foram detectadas 572 situações de fraude documental no decurso de acções do SEF, o que traduz uma variação de -15% quando comparado com 2009. Esta descida não constitui reflexo de uma situação circunstancial, exclusivamente nacional, reflectindo, antes, uma tendência generalizada à escala global.
No que respeita ao tipo de fraude detectado, destaca-se a utilização de documento alheio (227) e de documentos contrafeitos (83), o que corresponde a uma reacção ao reforço generalizado da segurança física e lógica dos documentos e à alteração do paradigma tradicional da fraude.

Os documentos mais utilizados para a fraude são de origem europeia (269) e africana (212), sendo mais representativos os documentos dos seguintes países: Portugal (14,2%), GuinéBissau (11,9%), França (8,2%), Guiné (Conacri) (7,3%) e Espanha (5,8%).
A caracterização do portador de documentos fraudulentos constitui um elemento de grande relevância para a prevenção deste tipo de ilícito. Em termos de nacionalidades do

39,7%
1,6%
4,0%
14,5%
0,2%
5,2%
12,4%
1,0% 10,5%
5,4% 5,4%
Tipo de fraude Utilização de documento alheio
Emissão fraudulenta
Emissão indevida
Documentos contrafeitos
Documentos fantasistas
Alteração de dados
Substituição de página
Furtados em branco
Substituição de fotografia
Vistos falsos ou falsificados
Carimbos falsos ou falsificados