O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

mara, para a actual sessão legislativa, tendo sido eleitos para os cargos de Secretarios e Vice-Secretarios os Dignos Pares constantes d'esta relação:

Secretarios:

Visconde de Athouguia.

Fernando Larcher.

Vice-Secretarios:

Conde de Mártens Ferrão.

Marquez de Penafiel.

Para a secretaria.

Da Presidencia da mesma Camara, remettendo, para serem presentes á Camara dos Senhores Deputados, a relação dos projectos de lei de iniciativa d'esta Camara, os quaes ficaram pendentes na Camara dos Dignos Pares.

Para o archivo.

Do mesmo Ministerio, accusando a recepção do officio da Providencia da Camara dos Senhores Deputados, em que participa achar-se definitivamente constituida a Camara.

Para a secretaria.

o Ministerio da Guerra, remettendo, para serem distribuidos á Camara dos Senhores Deputados, 140 exemplares das contas da gerencia do mesmo Ministerio, relativas ao anno economico de 1899-1900 e ao exercicio de 1898-1899.

Para a secretaria.

Do Ministerio da Fazenda, remettendo, para serem distribuidos pela Camara dos Senhores Deputados, 160 exemplares da "Estatistica do real de agua e outros impostos indicados", relativos ao anno economico de 1899-1900.

Para a secretaria.

Do Ministerio das Obras Publicas, remettendo os esclarecimentos pedidos pelo Sr. Deputado Manuel de Sousa Avides, em sessão de 4 de maio proximo passado.

Da Presciencia do Senado do Reino de Hespanha, remettendo á Camara dos Senhores Deputados da Nação Portuguesa os tomos correspondentes ás legislatura de 1899-1900.

Para a secretaria.

Da Camara dos Deputados da Republica Francesa, remettendo á Camara dos Senhores Deputados da Nação Portuguesa, projectos de lei e outras publicações durante o periodo de 1900-1901.

Para a secretaria.

Do Instituto das Sciencias Politicas da Universidade de Vienna, pedindo a remessa de dois exemplares do regimento interno d'esta Camara, como elemento para o estudo a que o mesmo Instituto está procedendo sobre a organização interna das assembléas parlamentares.

Mandou-se satisfazer.

O Sr. Presidente: - Vou ler o decreto real que nomeia os supplentes á presidencia e vice-presidencia da Camara:

(Foi lido o decreto, pelo qual Sua Majestade El-Rei, houve por bem nomear os Deputados Eduardo Abranches Ferreira da Cunha e Visconde da Torre para supprirem o simultaneo impedimento do Presidente e Vice Presidente da Camara.

Convido o Sr. Eduardo de Abranches Ferreira da Cunha a prestar juramento na qualidade do supplente á presidencia.

(Prestou juramento).

O Sr. Presidente: - Consta-me que estão nos corredores da sala alguns Srs. Deputados a fim de prestarem juramento.

Convido, portanto, os Srs. José de Alpoim e Alberto Botelho a introduzirem S. Exas. na sala.

(Foram introduzidos, prestaram juramento e tomaram assento os Srs. Paulo de Barros Pinto Osorio, Lourenço da Gama Lobo Cayolla, Frederico Garcia Ramirez, Francisco José Patricio, Antonio Alberto Charula Pessanha e Christovam Ayres de Magalhães Sepulveda).

O Sr. Presidente: - Cumpro o dever de participar á Camara o fallecimento de Mousinho de Albuquerque, tenente-coronel de cavallaria, um dos homens mais distinctos da ultima quadra do seculo que acaba de passar e que illustrou o seu nome um brilhantes serviços á patria. O fallecimento tragico d'este official contristou todo o povo português, e por esse motivo eu julgo interpretar os sentimentos da Camara, propondo que na acta da sessão de hoje se lance um voto de sentimento pelo passamento de tão illustre varão e que se façam as communicações devidas á familia do extincto. (Apoiados geraes).

O Sr. Ministro da Guerra (Pimentel Pinto): - Sr. Presidente: venho em nume do Governo, de que tenho a honra de fazer parte, associar-me ao voto de sentimento proposto por V. Exa. e ás palavras de justo e sentido pesar que V. Exa. proferiu, commemorando o acontecimento tragico que, no dia 8 d'este mês, roubou á patria um dos seus filhos mais illustres e ao exercito, um official que tinha uma folha de serviços a mais brilhante - aquelle do que todos nós, com a mais justa razão, nos orgulhamos. Tambem Sr. Presidente, em nome do Governo, vou submetter á approvação do Parlamento uma proposta de lei, cuja urgencia desde já requeiro, destinada a honrar o nome d'esse valente official, e destinada, a mesmo tempo, a melhorar as condições em que ficou a sua viuva (Apoiados), senhora que, pelas suas virtudes e merecimentos (Apoiados) é credora dos nosso maior respeito e da nossa mais viva sympathia. (Apoiados}.

Passo a ler a proposta que tenho a honra de submetter á approvação da Camara.

(O orador lê a proposta que vae adeante publicada).

Sr. Presidente: é cedo, ainda muito cedo para fazer a biographia de Joaquim Mousinho, do bravo, do valente, do heroico official que com si sua espada escreveu na nossa historia, essa gloriosa pagina, onde se lê a palavra Chaimite,- essa palavra, senhores, que nos traz á memoria o mais brilhante feito de armas, entre todos os actos brilhantissimos praticados em Africa pelos nossos valentes officiaes de mar e terra no seculo que acaba de findar. (Apoiados).

Como meteoro brilhante, que fulgura no espaço por um momento e que nos deixa, por assim dizer, assombrados, Joaquim Mousinho passou tambem rapidamente entre nós, praticando nesse curto espaço de tempo, actos de tão esforçado valor, proezas tantas e tão grandes, que ainda hoje nos assombram! (Muitos apoiados).

Estão, porem, muito perto ainda de nós, esses feitos gloriosos; irradiam ainda luz muito viva e intensa, para que nós os possamos fitar com firmeza, - com a firmeza que é necessaria para os poder descrever com verdade. Mas, Sr. Presidente, ainda que assim não fosse, ainda que esta fosse a occasião mais propria, mais asada para celebrar os feitos gloriosos de Joaquim Mousinho, nunca poderia eu lembrar-me de tentar empresa para mim tão difficil; certo como estou, de que a grandeza do assumpto pede, reclama, exige, para a sua descripção, recursos oratorios muito superiores áquelles, pequenissimos, de que posso dispor. Anima-me, porem, a esperança de que nesta Ca