O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 298

Fazenda pediu a impressão das Propostas, ou se foi sõ do Relatório: acho todavia muito conveniente que esta impressão se faça no Diário do Governo, jáqueé este um objecto de alto interesse para o Paiz, e sobre o qual é preciso ouvir a opinião geral. Por isso requei-ro que seja impresso tudo no Diário do Governo.

O Sr. Presidente:—O Sr. Ministro da Fazenda pediu a impressão no Diário do Governo somente da segunda Proposta, e que as outras, bem como esta, fossem impressas em separado para se distribuírem-e en l rafe m em discussão; agora o Sr. Ávila quer que as Propostas que constam do primeiro Relatório, sejam também impressas no Diário do Governo.

O Sr. A. Líbano:—Eu peço que se attenda-a que a impressão dessas Propostas vai demorar o poderem ser tvacladas pela Commissâo, como se exige ; e por isso e mister que a impressão seja feita com a maior brevidade possível. Peço também que a impressão dos documentos não seja feita sem uma deliberação da Camará , para ser coherente co?n aã resoluções que, a este respeito, por outras vezes tem sido tomadas.

O Sr. *4.vila: — A impressão dos documentos e essencialmente necessária; e.sobre isto já a Gamara resolveu, quando o Sr. Ministro do Reino apresentou o seu Relatório, sem com tudo se haverem até agora imprimido.

Sr. Presidente, os documentos são a parte histórica em que se fundam todos os Relatórios; e eis-ahi porque a sua não impressão é uma falta que senão po.de dispensar.

O Sr. Presidente: — O que o Sr. Deputado quer e, que quando se mandar imprimir algum Relatório, sejam também impressos os documentos, a que elle se refere, e não o Relatório sem os documentos. (sJpoiados).

O Sr. .//. Líbano: — É para dizer, que desejo

• O Sr. Presidente: — O Sr. À. Albano pede que se imprimam as peças de que tracla o Relatório do Ministério do Reino. ' dpprovou-se que se imprimissem, e 'distribuírem.

O Sr. Roma: — Sr. Presidente, eu não sei se a Camará já tomou urna resolução acerca do pedido do Sr. Ministro da Fazenda, sobre a impressão dessas Propostas : não percebi bern, em consequen-"cia do estado de confusão em que se acha a Camará , qual era o objecto sobre que votara ; mas parece-me que a resolução tomada pela Camará foi para se imprimirem unicamente as Propostas sein os Relatórios : pore'rn nisto pôde haver inconvenien-íes. Eu não estava -na Sala , e por isso não sei se e Relatório unicamente, ou se são todas as Propostas sem o Relatório: em todo o easo parece-me conveniente, para que o Publico saiba quaes foram

os fundamentos dessas Propostas, imprimir tambefíi o Relatório: e por-lanto entendo que se se resolver a impressão do Relatório, seja também essa decisão para os documentos, porque são cousas que senão podem apresentar desacompanhadas*

O Sr. Presidente:-*» k Proposta do Sr. Deputa* dó relativa á publicação destes documentos envolve só uma pequena despeza mais: por tanto eu vou propor á Camará , se quer que se imprimam no Diário do Governo os dous Relatórios do Sr. Ministro da Fazenda cotn as suas competentes Pró* postas.

Decidiu-se que sim.

O Sr. Ministro da Fazenda:—-O que ou pedi era que o Relatório dos 900 contos fosse o primeiro impresso no Diário d'ámanhã.

O Sr. Presidente: — A Camará-já resolveu*

O Sr. ^lugusto Xavier da Silva: — Eu tinha pedido a palavra por parte da Coaimissão de Com-rnercio e Artes para rogar á Camará que haja de ter a bondade de conceder sejam addicionados a esta Commissâo os Srs. Faustino da Gama, Manoel' José Gomes da Costa Júnior, Jeronymo de Almeida Brandão, e Cordeiro Feyo. A Commissâo espera que estes dignos cavalheiros não deixarão de acceitar o convite da Commissâo, pois não quererão de certo que ella fique privada dos conhecimentos especiaes delles, e com os quaes a podem muito coadjuvar nos trabalhos que lhe estão aífe-ctos; e ale porque muitos membros desta Commissâo já fazem parte de outras, resultando disto a difliculdade de se reunir para dar andamento aos seus trabalhos. A Commissâo já se entendeu cotn estes Senhores, e espera que elíes, por bom do seu Paiz, nào se quererão por certo negar a tornar parte, em nossos trabalhos.

Peço a V. Bx.a queira consultar a Camará.

O Sr. Presidente: — Oã Srs. Deputados a quem esse convite se dirige , e a Carnara acabam de ouvir.a Proposta do Sr. Xavier da Silva: entretanto eu a vou pôr á votação.

Foi approvaâa.

O Sr. Agostinho Líbano: — Peço a palavra por parte da Commissâo de Fazenda.

O Sr. Presidente:—-Noto ao Sr. Deputado que já deu a hora da primeira parte da ordem do dia.

O Sr. Agostinho Líbano; — Mas isto e um Requerimento urgente que eu quero fazer por parte da Commissâo de Fazenda.

O Sr. Pereira de Mello:—Sr. Presidente, na presença de uma Portaria que vejo publicada no Diário do Governo, não. posso dispensar-tne de mandar para a Mesa o seguinte Requeriaienjo, sobre o qual peço a urgência. (Leu). ~f'oi julgado urgente , e é o seguinte

REQUERIMENTO.-—Requeiro que se peça ao Governo pela Secretaria d'Estado dos Negócios da Fazenda copia da consulta do Tribunal doThesou-ro Publico de 20 de Junho ultimo, e de todosNos papeis, e respostas fiscaes sobre que ella foi elaborada, bern como da Regia Resolução de 22 de Agosto pretérito sobre que se mostra baseada a Portaria do mesmo Tribunal de 25 do corrente, publicada no Diário de hoje.—Sala da Camará dos Deputados 28 de Janeiro de 1843. — Pereira de 'Mel to.