O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

se nada menos também de 2:389/546 exemplares que tantos eram os necessários para satisfazer a distribuição pertendida: mas, arguindo-se esta conta de miseravelmente falsa, deu-se um triste documento de miserável ignorância que mette dó ; e, com no« lavei contradicção dos Srs. Deputados que assim procederam, a Commissão teve a satisfação de ver que os mesmos Srs. Deputados foram os que se encarregaram de mostrar a exactidão da conla arguida de falsa: porque os Srs. Deputados não pó. derão negar que o numero das freguezias do Reino era o de 1:769, e debalde o negariam, porque para se conhecer esta verdade bastaria olhar para o map-pa das côngruas dos parochos que se distribuiu na Camará, no qual se designam os nom

Ora pergunta-se; o recenseamento de uma freguezia não é um recenseamento, não e uma obra ? Pequena sim, mas a com missão também não disse que cada uma destas obras havia de ser espantosa em grossura; o que disse foi: que era espantoso o numero dos exemplares que se havia de tirar: leia o ilJuslre Deputado outra vez o parecer da comrnis-são, e ahi verá que lá não se chama e.-pantoso á grossura, nem á dimensão, nem ao tamanho dos respectivos volumes, mas sim ao numero dos exemplares que teem de extrahir-se; e tendo de imprimir-se 3:769 recenseamentos, que são outras tantas obraf, embora pequenas, ou grandes; porque isto não importa á questão, e devendo a distribuição ser feita por 634 pessoas, pelo menos, não vem a eer espantosissimo o numero de exemplares que se hão de tirar ? Se o nobre Deputado entendeu que algumas, ou muitíssimas delias, poderiam apenas levar uma ou duas folhas de papel, sem duvida outras haverá que em compensação levarão 25 folhas e mais, como logo lhe demonstrarei; porque ha freguezias de 5:400 fogos, outras de 4:000, e não poucas de 3:000, e isto não pôde deixar de consumir muitíssimo papel de impressão, por quanto, pelo rnenos, hão de levar as freguexias de 3:000 fogos, de 15 a 16 folhas, as de 4:000 de 20 para cima, e as de 5:000 25 e talvez mais. E ainda que esta asserção possa parecer extraordinária e insólita ao illustre Deputado, eu hei de demonstrar-lhe logo toda a sua exactidão, e hei de faze-lo sobre os mesmos dados estatísticos que os illustres Deputados aqui apre* sentaram ; deixando de recorrer a outra base mais exacta a que aliás podia recorrer, pegando em usri recenseamento de qualquer freguezia; porque, pé o iilubtre Deputado tornar o recenseamento, por exemplo, da freguezia de S. José, que tem 1:000 e tantos fogos, verá que a sua impressão ha de SKSSÃO N.° 13.

realmente consumir algumas 10 ou 12 folhas de papel.

Sr, Presidente, como eu disse que havia de apresentar á Camará os meus cálculos fundados sobre as mesmas estatísticas dos illustres Deputados, a ellas vou recorrer, e uma vez que recorro aos dados estatísticos que elles apresentaram, não me poderão taxar nem de exaggerado, nem tão pouco de faltar á verdade.

Disseram que havia no reino 300:000 eleitores, ao menos e' o que eu ouvi, e ouviram o» stenogra-fos, porque aqui se acha no extracto da sessão de arite-hontem no Diário do Governo-—305:000 eleitores; e concordaram igualmente em que por cada freguezia, computadas umas por outras, se gastaria naturalmente urna folha de impressão. Ora, se nós lemos 3:769 freguezias, e o recenseamento de cada uma delias tem de ser distribuído por 634 pessoas, e claro que se precisa para a impressão nada menos de resma e meia de papel por freguezia, porque a resma e meia'de papel dá, com a differença de trez folhas apenas, o numero preciso para a distribuição. Eu supponho que os illustres Deputados não hão de querer que os recenseamentos se imprimam ern papel de mata-borrão; mas n'um papel, senão superior, ao menos soffrivel, e esse p.ipel não poderá custar rnenos de 13 a 14toslões a resma que vem a dar em l $950, ou 2$'100 rs. de papel para cada recenseamento, e sendo o numero destes 3:769 pelo qual se deve multiplicar aquella quantia de 2$ 100, e' manifesto que só o custo do papel, segundo os dados dos mesmos nobres Deputados, terá de importar em 7:914/900 rs. ? (ouçam) Ora, Sr. Presidente, aqui está a falsidade c a miséria das aprehensões da comrnissão; e a exactidão e profundidade dos cálculos dos nobres Deputados ? Oh! Sr. Presidente, não e miséria vir dizer á Camará que a Cornmissão foi miserável em seus cálculos, e affinnar-lhe que a despeza toda com este negocio apenas orçaria por sele ou outo contos de re'is, quando com uma evidencia incontestável se lhes mostra que tomados os seus mesmos números só o preço do papel demanda a quantia de 7:914/900?!___Dirão ainda que o papel c caro a 1/400 rs.; pois bem, tirar-lhe-hei dons tostões ern resma paia ficar a 1/200 rs.: a differença virá a ser no total apenas de 1:130/700 rs., ficando ainda o custo do papel na quantia de 6:784/200 rs.! E enlão ha de ser com com contos de reis apenas que os nobres Deputados farão todas as mais despezas de impressão, tiragem, e brochura de 3:769folhas ern numero de 634?!.... Disto, Sr. Presidente, tem-se dó; porque se deve ter compaixão de quem com uniu vaidade extrema quiz vir dar lições á comrnissão, mostrando logo que não tinha estudado a matéria, como lhe cumpria, urna vez que escolheu o campo e nelle se quiz intrincheirar. (apoiados)

Mas, Sr. Presidente, o preço total do papel ainda não é só este; sobe a maior quantia, como vou demonstrar, tomando também os dados que me deram os illustres Deputados.