O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 366 )

vaçâo do "Nasviòy e que sendo ma'l d^scriplas podem coinproinelKer ô seu cre~dito', e a vida e fazenda de niHiit-os bon-s- sei vidofev do Estado. Quantas vezes dá ò Gageiro parte d;'uma arrebenlaçào a sotavento, ou na proa'-; quantas vezes se pergunta : onde éernora l a* q'ue r-utnô corre? ate onde se extende f Quantas veies se descobre terra , e quantas vezes vai 11 m Offi-eial aos váos, á gavia, á enxárcia com um agulhão* ver a que rurho fica , e quantas vezes o' Gowm» andante sobe igualmente com este Official © com todos os* Officiáes para depois resolverem se convém seguir a mesma bordada, o« continuar com a mestria anvura1! Como pôde mandar uma manobra aquelle Offieial defeituoso na falia, ou mesmo isoin pouca voz? Enr fim como pôde pôr o' ponto ikv carta urn írââneláí Isto só o faz bern feito quem p'3'ssue duafs ttiâ'os; e excepcionalmente o meu nobre; e exceífente amigo o Sr. Amaral.

A- vista do cfue deixo dic~to, parece-me ter dado saífieiente explicação do sentido em que hontem f ali e i, provando-se que não foi meu desejo deprimir a corporação da Marinha, á qual muito me honro de pertencer. E creio também que com os meus termos marítimos, lenho feito conhecer a diversidade dos serviços que pôde fazer um Official da Armada,, classificado correspondentemente segundo a maior, ou menor actividade desse mesmo serviço.

O Sr; Gosta Carvalho:—Como V. Ex.a me diz que e pela' segunda vez, hade permirtir que lhe diga, -i— neste Projecto apparece a Coimnissão dividida maioria, e minoria, desejo por tanto saber se são só os Relatores da maioria a quem se concede o fall-ar mais de duas vezes; eu não quero que V. Ex.a me responda, V. Ex.a fará aqui l Io que ente-n-dèr. (O Sr. Presidente : -^ Eu disse que era pela segunda vez para o Sr* Deputado aproveitar mais a palavra , quanto ao mais os Srs. Deputados sabem bem o que/lhe compele). O Orador:—Bem, eu pouco direi. Sr. Presidente, as opiniões dos il-hislres Deputados que lem fatiado, e que mais impressão me fizeram, foram as do Sr. Mousinho, e de Sr* Xavier dá Silva- que me parece eslão. em perfeilo contraste ; eu para me explicar em frase marítima digo que não vou tanto ao mar como o Sr. Mousinho, nem tanto, á terra como o Sr. Xavier da Silva, parece-me q»e em ambos houveexag-geração ; porque entendo que se houver prudência na classificação que sé fizer, não hade haver tantos inconvenientes quantos o Sr. Xavier da Silva nota, riem também creio que as opiniões que geralmente vogaram na Gommissão se tornarão tão extensivas quanto o Sr4 Mousinho as apresentou. Eu não desejo prejudicar á discussão dos artigos que se seguem, por isso limitar-nte-hei a dizer que a minha opinião não e que aqueiles OfFiciaes que tem bern servido, e que estão 11*11 rua idade mais avançada, mas ainda robusta j passem para essa segunda Classe, não e desesperar que urn Capitão de Fragata , ou uni Capitão de Mar e Guerra lenha o mesmo vigor fisico que tem um Capilâo Tenente ou um Primeiro Tenente, e por isso parece que os de-venios aturar mai* um pouco, e disto temos nós exemplos em outras Nações; vejam-se os Navios que ahi entratf! no Tejo, e reconhecer-se-ha que a maior parte dos Commandanies são de uma idade avançada $ mas nem por isso deixam de executar

os seus deveres, e o fazem tão bem que eu deseja'» na executar sempre os meus do mesmo modo.

Eu disse ha pouco que não desejava prejudicar a discussão dos artigos seguintes que se. hão dediscu* tir no futuro, porem, sempre desejava lembrar ao nobre Deputado que me precedeu, que a maior parte, ou talvez quasi a totalidade, direi eu, desses Officiaes que passarem para .a segunda Classe, não serão seguramente desses Om-ciaes a quem S. S.* allude, por quanto a esses CMiciaes faltará tudo .quanto S. S.a queira;, rnas não aptidão para o serviço do mar, a esses faltará repito muita cousa, rnas aptidão para oserviço domar seguramente não fatiará á sua maioria; leniitar-me-hei aqui por ora quando chegar occasião, nós tractaremos deste objecto.

Quanto ao que se tem dito a respeito da passagem de uma Classe para outra, eu estou ainda na mesma opinião, estou persuadido que fazendo-se a primeira classificação a Classe ha de ficar mais pura ; e para evitar todas as duvidas e os inconvenientes que receio, parece-me que esta classificação seja- feita por uma só vez, deixando para o futuro por extincção da segunda Classe 90 duas espécie* de Officiaes ,, eíTectivos e reformados; eu quero ou desejo que nu Classe dos effectivos haja Officiaes que ainda que não tenham todos os requizitos para o serviço do mar, sejam com tudo aptos para tirar a planta de urna Ilha, 'e que possam ser emprega» dos em comrnissôes Geodezicas "e Hydrographieas no Ultramar. Dir-me-hâo que todos os Officiaes do Quadro effectivos devem estar habilitados para este fim, ruas ate hoje lernilam^se esses Officiaes a especialidades. E' geralmente reconhecido, é fora de duvida que um perfeito Mathematico não lendo a necessária prática e mesmo vocação para a vida do mar, está muito longe de ser um bom Ofíicial de Marinha; oOfficial de Marinha compõe-se de dons elementos muito diversos ; se se não reunirem, esse homem será tudo quanto sequizer, mas nunca Oííi-cial de Marinha.