O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1208 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

vulcão e á mais pequena faulha podem dar-se successos muito perigosos.

Peço, pois, ao governo que tome providencias energicas para evitar que na segunda feira se dêem conflictos graves, que todos tenhamos que lamentar. (Apoiados.)

O sr. Costa Pinto: - Disse que, quando se tratava de defender opprimidos, era sempre o primeiro a pôr-se do seu lado, assim como ãXo tinha por costume fazer accusações, e sim perdoar quando era offendido.

Havia oito dias que se dera o facto do juiz municipal se permittir invadir as attribuições da auctoridade administrativa, creando conflictos.

Fazia justiça ao sr. Cancella e parecia-lhe que s. exa. não conhecia bem como os factos se passaram, e a pessoa que o informou informára-o mal.

O juiz municipal de Cezimbra permittia-se a liberdade de andar a fazer rondas, acompanhado de um official de diligencias o de um guarda campestre, e não lhe parecia que isso lhe fosse peruiittido. Perguntava se os juizes municipaes podiam fazer rondas e prender individuos a seu bello talanto, absolvendo ou condemnando no dia seguinte os individuos que prenderam?

E para que este negocio se esclarecesse devidamente, mandava para a mesa o seguinte requerimento:

Requeiro que seja remettida a esta camara copia do auto de investigação ou de syndicancia mandado levantar pela auctoridade administrativa, ácerca do conflicto de jurisdicção entre o juiz municipal do Cezimbra e o administrador do mesmo concelho. = J. da Costa Pinto.

(O discurso será publicado na integra e em appendice a esta sessão, quando s. exa. o restituir.)

O requerimento mandou-se expedir.

O ar. Avellar Machado: - Pelo extracto official da sessão de 8 de junho vi que o nosso collega o sr. Bernardino Pinheiro apresentara uma representação da camara municipal de Abrantes.

Estou informado de que o facto não é exacto.

Por conseguinte ou v. exa. foi mystificado, ou ha um engano no extracto da sessão.

Peço a v. exa. que faça apurar a verdade e rectificar o extracto da sessão, se n'essa parte não é exacto, ou se o illustre deputado foi mystificado, elle dirá o que só lhe offerecer.

O sr. Presidente: - A ordem do dia para segunda feira é a continuação da que estava dada e mais o projecto n.° 147.

Está levantada a sessão.

Eram quasi seis horas e meia da tarde.

O redactor = Barbosa Colen.