O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(*)

«o juro addicional de 400 contos em cada um dos primeiros qniatro «mios; o Croverno flcceíeu a fl-nal ao empréstimo de 1:600 contos para esse fim, ao jniro jtíe 6 por cento; cujo jwfo , e am

Ora , Sr. Presidente , qual 'seria o Governo n\»e podendo livrar a Nação Porlugueza das iimnensas dificuldades, que para o futuro iiaviatn de pezar sobre ella , liesitasse um momento ? O «lesmo Sr. Deputado, conr> quanto agnraj como fazendo parte da opposição , sustente o contrario, mão hesitaria f m acteilar um mal insignificante, psira livrar as gerações futuras de l a inaniu» encargo, íe-rido de pá-.gar ainda 20 mil contos de juro ; q«ie é o que virá 41 p»gar , senão passar esta operarão.

Em taes circtiinslancias, e depois de ter -c-hegaJo n opinião da Agencia Financial, é que eti então apresenHei em ConseMio « primeira veí a proposta j>ara se execulaT essa operação., e os meus collegas ijHMimbirairi-me de dar a minha opinião sobre a matéria por escripto, e depois de ter rtiaduramente reflectido K>bre todas as circutmtancias, e com a tnão na consciência, porque a commissâo era grave, apresentei a minha opinião por escripto.

Sr. Presidente, coiro aqui se trm dito que seria talvez muito exrquivs juros de 3 e meio por cento, e a importância desies juros no espaço de b anãos ; mas a posíeri-dade leria que remir e^sa divida i»o espaço d« 60 annos; mas para isso tinha eu uma grande repugnância, porque eu não podia pagar mais do que 3 e meio por cento. Km conformidade pois destas ide'as. assim mesmo encarreguei a Agencia Financial ern Londres para sondar os portadores sobre esta transação, dando-se-lhes o juro de 3 e meio por cento, lio passarei a ler á Camará o parecer da Agencia Financial, que é composta de conspícuos membros, que supponho que são Iodos muito «•onhecidos da Camará , e particularmente do meu il l ustf« amigo o Sr. Ávila, que tendo k»vado tanto tempo a amadurecer a sua opinião, é claro, que o que elles aqui dizem, e' o mais exequível, e o melhor que se poderia fazer no caso da proposta.

O í1»". Minisiro passou n ler o parecer da Agencia Financial, e finda a leitura continuou dizendo Alas, Sr. Presidente, passemos agora a considerar como se devia levar a effeito essa amortisa-çào. liu qiik>ro suppor que aparecessem duas companhias, uma paro emprestar ao Governo a som-ina de 1.600:000$ rs. com o juro de 6 por cento restricta a sua applicação ao augmento dos juros, e outra que (emprestasse igual quantia com igual juro reslricta a sua opplicação á amortização. Qutil das duas devia ler a preferencia? Eu agora invoco a honradez dos representantes da Nação, que me res-SESSÀO N.° 4.

pondam com a mão no ccração, em que código de moral se ensinam ou •encontra-m -coníríiclm -6"t»m exemplo ijjual a este ; de uma nação ir em 1840 a-pceeenuar n stia dwida diante de seus credores, e dizer-lhes eu tenho um deficil de 2.600:000$ rs., tenho soffrido grandes commoções e revoluções internas; os ineús rendimentos estão exauridos; eu para vos pagar os 2 e meio por cento hei-de tira-lo da bocca, e

Sr. Pres-idente, para que o juro annual fosse reduzido ao em

Pois então o nobre Deputado engasga-se corn rnil e seis centos contos, e não se lembra que pela sua proposta havia de vir o tempo, em que a Nação Portugueza ficava einppnhada em vinte mil contos!...