O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(

va-»e ainda rnais necessária a adopção desta medida agora, do que quando nós chegarmos a esse estado mais feliz, porque então de certo não virão á conversão os possuidores dos bonds, se nós resolvermos o problema das nossas finanças mais vantajosamente não tenham medo que cá venham os possuidores dos bonds converlel-os em fundos de 4 por cento; porque o que ha de concorrer muito para os induzir a vir á troca , é a. persuasão de que a nação porlugueza poderá só occorrer ao pagamento dos 4 por cento;

O Sr. J. M. Grande:—Sr. Presidente, os longos e eruditos discursos que forarn pronunciados pelos Oradores que me precederam, põem ern toda a evidencia a impossibilidade de ser executada a determinação da Camará. Não ha espirito que possa abarcar n'uma só discussão tantas, tão difficeis, e tão variadas matérias. Debalde se tem luctado contra os insuperáveis embaraços de uma tão falsa pó--sição; os Oradores que se esforçaram por vence-los succumYuram na lucla —e ipuobrantados òi> fíià/ga não 'poderám percorrer o longo estádio duramente offerecido ás nossas intelligencias. (.apoiados) E uma tyrannia parlamentar de nova espécie!'E uma tortura moral de barbara e moderna invenção! Cabe-nos a nós a gloria do invento-r-não ha impossíveis para o parlamento actual.' — Tudo.... ha de vergar tudo diante da sua omnipotente vontade! Não pense porem a Camará que a sua decisão tenha sido ou venha a ser executada.... Os Oradores que teem subido á tribuna, não discutiram' ainda senão uma única proposta — a da conversão da divida estrangeira , (apoiados) todas as suas reflexões se contra-hiram a este único ponto, e puzeram de parte todos os outros, porque reconheceram a impossibilidade de os analysar ainda mesmo só em globo e promis-cuamente. Estas graves matérias não podem ser ponderadas e examinadas simultaneamente. Tínhamos aqui tarefa para longas meditações, se a Camará quizcsse meditar.. Medidas legislativas desta magnitude— que devem mudar a face económica e finan-ceiraMeste paiz, que acabam com o antigo systema das contribuições para no seu Ioga r plantar outro inteiramente novo — que auctorisam contractos gigantescos e ruinosos, em que vai cevar-se o vampiro da agiotagem — que sanccionam novos empréstimos sem coma nem limile na hora em que se proclama a definitiva organisação das finanças; e em que acabamos de discutir. . .. não disse bern.... de votar um orçamento que se inculca sem déficit — medidas (repito) de tal magnitude, valiam a pena de ser rigorosa, e methodicamente analysadas. Em qualquer -outro paiz seriam objecto de longos debates e de madura reflexão. Em Inglaterra não seria a legislatu-VOL. 4."— ABHIL — 1845.

rã que as propozesse,, aquella mesma que as votasse. Ficariam de uma para outra legislatura, como acontecera ás grandes medidas da emancipação dos ca-tholicos, da reforma parlamentar, e da lei dos ce-reaes.

Mas já qne a Camará adoptou este novo metho-do de analyse, consinta ao menos que fallern os Deputados que teem pedido a palavra—--consinta que os Oradores que forem combalidos, possam ao menos responder (fallando uma segunda vez) aos seus adversários. — Sim, não lhe fecheis o campo dode-bate. — São poucos os Deputados da opposição ; são numerosos e valentes os seus contrários !.. .. Pois - bem.' Deixai-nos combater, deixai-nos medir as nossas armas — nós queremos ser esmagados por esses valentes campeões — e crede que nem o seu numero, riem a sua força nos acovarda.

Ainda ha pouco, quando fallava o Sr. "Ministro da Fazenda, ouvi eu ao meu lado, sahindo da boc-ca do meu amigo, o Sr. Ávila, estas palavras — deixem-me responder, e eu mostrarei de que lado está a verdade. — Sabeis o que isto quer dizer? Sabeis o que isto era — era uma provocação! — Sim, uma provocação, para que não encerreis o debate antes de esclarecida a matéria. Neste momento eu vos dirijo também outra igual provocação. Deixai-me redarguir a quem houver de responder aos meus argumentos. Empraso para isto o pudor e a dignidade da Camará — e se negarem a palavra que já pedi segunda vez, tenho direito para dizer que não curais de convencer mas de vencer^ que não quereis discutir mas votar, (apoiados, muito bem)

A.ca.ho d