O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

belecendo no projecto prasos fixos, mas nas propostas hoje mandadas para a mesa pelo sr. relator, foram esses pratos alterados, e, portanto, caímos no mesmo regimen em que temos vivido.

O que tem em vista demonstrar com o que acaba de dizer, é a perfeita inanidade do projecto.

A cultura do trigo, entre nós, destaca-se de todas as outras culturas, pelo facto de não chegar a sua producção senão para metade das necessidades do consumo, vendo-nos por isso na necessidade de importar todos os annos uma grande quantidade de trigo exotico, que exige uma grande drenagem do oiro para o estrangeiro.

É a isto que deviamos attender; e este mal só se conseguiria remover, fazendo com que a lavoura, por meio de uma justa protecção, desenvolvesse a sua cultura de maneira a produzir todo o trigo de que carecemos.

A protecção esta dada; o que resta é fazer com que, por meio de medidas acertadas, se alcance o desejado desenvolvimento d´essa cultura; mais a isto é que não tende o projecto e sim simplesmente a dar á lavoura uma protecção de que ella já não carecia.

Essa protecção quem a ha de pagar é a moagem; assim o disse o sr. ministro das obras publicas; mas, a final, a victima será o consumidor.

O projecto, portanto, não lhe parece que deva merecer a approvação da camara.

(O discurso será publicado na integra quando s. exa. o restituir)

O sr. João Franco: - Mando para a mesa o seguinte

Requerimento

Requeiro que sejam mandadas imprimir e distribuir pela camara, com urgencia, as emendas ao projecto de lei n.º 19, hoje mandadas para a mesa pelo respectivo relator. - Franco Castello Branco.

Antes de se votar este requerimento peço a v. exa. que faça verficar se na sala ha numero bastante de srs. deputados.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Estão presentes apenas 38 srs. deputados. Portanto não póde votar-se o requerimento do sr. João Franco, nem proseguir a sessão.

Ámanhã ha sessão, fazendo-se a primeira chamada às dez horas e meia da manhã.

A ordem do dia é a mesma que vinha para hoje e mais o pertence ao projecto n.° 25 (emendas ao orçamento) e os projectos n.º 29 e 34, fixação da força do exercito, e fixação da força naval. A discussão começa pelas emendas ao orçamento, seguindo se o projecto dos cereaes.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas da tarde.

Representação enviada para a mesa n´esta sessão

Dos empregados do governo civil do Porto, contra os projectos de lei apresentados nas sessões de 23, 24 e 27 de maio ultimo, modificando a distribuição da verba de 30:000$000 réis, a que se refere a portaria do ministerio do reino de 18 de março de 1895.

Apresentada pelo sr. deputado Leopoldo Mourão, enviada á commissão de administração publica, e mandada publicar no Diario do governo.

O redactor =Lopes Vieira.