O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 804 )

idades do -Reino visinho tinham ofíerecido a alga-mas das nossas Autoridades a força necessária para cooperar na extinccâo dos bandidos : essas mesmas Autoridades, que assim procederam, pozeram na sua offerta toda a cortezia e urbanidade,— e disse-, ram : « os inimigos que vós combateis, são igual, menie nossos Inimigos; nós vos ajudaremos a destrui-los, e vós nos farei* outro tanto, smipre que isso nos"for necessário para aniquillar os que appa-recerem entre,nós. « A*-sim procedem as Autoridades visinhas de «mbos os Paizes; e oxalá que sempre se conservem nesta boa intelhgencia: se nella ha decência ou não, diga-o claramente o nobre Deputa-do.. .

Quanto ao que se diz a respeito do desleixo dos •nossos Magistrados, e falta cie zelo pelo serviço publico, por não terem impedido, que um bando de JK) ou 40 homens a cavaco descessem do Algarve, percorressem parte de Aléca-Tejo, e passassem des-Ân Província á Beira Baix-a ; eu declaro, que quem íittribue isto a defeito das Autoridades, pouco tem visio e lido, e muito ignora do que se passa pores» se nmndo. Todos sabem, que um Chefe de partida no tempo de Luiz XIV, depois de uma longa marcha por Paizes cheios de guarnições militares; e de x-orpos de tropas, se avismhoii a Paris, e esteve a •ponto de co-lher ás mãos o Rei Luiz XIV.: vaíeirao Monarcba nào ser conhecido dos aventureiros, que se1 enganai am com pessoa diversa.

Quem conhece o nosso território, quem conhece a distancia das povoações da Província do Além-Tejo > 9llf>m sàuo quanto e' o partido, que se lira dos pi áticos descaminhos, e veredas pouco frequentadas, não pôde estranhai', que saia um bando de um cxtr mo do lieino, e vá apparecer no\exlremò •oppo&to, smi tf u u lhe appan^ça força, que obste á sua marcha, e ás suas depredações. Os bandidos tinham guias que os conduziram pela província; os levaram a passar o Tejo , aonde pouca • gente concorre ; e «miaram na província da Beirai Baixa , província mais povoada, e em que as C"mmunica-çòes são mais rápidas. A Autoridade Publica rece-•bou pmmpta noticia da sua entrada, e mandou im-inedtatamente cornbate-los e destroça-los.

Que es»-a quadrilha era a mesma que havia infestado o Districto <áe desafirontada='desafirontada' de='de' depois='depois' parte='parte' do='do' serem='serem' pelo='pelo' muito.='muito.' forças='forças' havia='havia' mesmo='mesmo' beja='beja' um='um' gente='gente' bandos='bandos' officio='officio' considravelmente='considravelmente' administrador='administrador' geral='geral' têem='têem' angnvntado='angnvntado' em='em' eu='eu' aroçados='aroçados' tt-rra='tt-rra' mui='mui' que='que' numero='numero' bulido='bulido' militares='militares' salucl='salucl' districto='districto' diminuir='diminuir' pelas='pelas' sei='sei' outros='outros' algarve='algarve' além-tejo='além-tejo' magistrado='magistrado' _='_' a='a' consta='consta' os='os' e='e' pequeno='pequeno' o='o' digno='digno' govei.no='govei.no' alguns='alguns' achar-se='achar-se' pé='pé' qual='qual' da='da' dá='dá'> Governo o affiança em vis>ta dib medidas, que tem tornado, e continuará tomando ; rnas que o Governo se obrigue a extinguir esses bandos de todo em certo e determinado tempo, issr» nem se pôde promeiter, nem eu creio,, que júmaU se promettesse. E-peranças de diminuir o numero dos malfeitores até os acabar, tenho eu; mas não corno resultado immediato. Os meios o Governo os" pòe ; nisto consiste o seu dever. ,

Ha certos paizes — Iodas as passagens montanhosas—-onde nunca se chegai a m a extinguir os ban-deiItMrob, onde hoje se encontram como se encontravam ha trinta, ha quarenta annos, apesar das mais severas medidas dos respectivos Governos.

Nas gargantas do Tyrol , doa Abruzes, e tem outras passagens montanhosas de 'Itália , e de ELespa*» nhã, do norte e meio -dia , .nas que dividem as Cas-tellas da Estremadura e Mancha , í são; 'frequr;ntes.os salteadores: -é o que succede em toda a->paffe quando o terreno offerece^estondrÊjos. seguros aos facinorosos. Em tempos de- inquietações.' políticas como as que ternos tida em- Portugal , e na Hespanha t não só o numero do^ salteadores auginenta; mas. outros bandos, o» os primeiros campeando com o titulo de descontentes — ou pertendentes — alçando uma bandeira de partido, costumam em quanto fracos acõu-tar*se ás mesmas guaridas dos bandoleiros de om» cio; e não poucas vezes entre uns e outros se fazem tréguas, e allianças. K laes homens têem ás vezes soccorros e defensores no partido absolutista ou mi-guelisla. Não pôde a immorahdade chegar a maior extremo.

O Sr. Mendonça: — Eu pedi a palavra para me dar por satisfeito com as explicações que o Governo acaba de dar; e ainda mais, para lhe agrademedidas que tem tomado , muito principal-

cer

mente habililando.se o Sr. Barão de Setúbal, Com-mandante da 8.* divisão militar, com mais tropa para continuar na perseguição dos bandidos que estão na Serra do Algarve ; mas lenho a rectificar uma cousa, isto é — que na interpellação que dirigi aos Srs. Ministros não tive m te n são nenhuma de fazer censura ao benemérito General do Algarve; porquanto sei, e sou informado que elle tem posto em acção todas as medidas; mas não tem tido tropa suficiente á sua disposição para tomar todas aquel-Jas que são necessárias.

É esta a explicação que eu queria dar, e renovo os meus agradecimentos ao Governo pelas providencias que tem toma'do a favor daquelle Paiz ; porque tenho esperança , que continue a dar todos as mais que se necessitam, para abrigar os desgraçados habitantes daquella Província do continuado flagello que estão soffrendo ha tantos annos.

O Sr. J. A. de Campos: — Sr. Presidente, eu não censurei o Governo como S. Ex.a o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros se persuadiu ; porque fullara na difticuldade de extinguir os guerrilhas ; fallei nisso só para partir desse facto e dessa asser» cão; não foi para censurar o Governo, porque realmente senão fosse difficil extingui-los, escusávamos nós de fallar nesse assumpto.