O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DA CAMARA DOS DI&NOS PARES DO REINO

paraveis de que são dotados, pois foram elles que, saídos apenas da escola da recruta, não tendo experiencia alguma de guerra, principalmente era paizes inhospitos, affrontando os perigos e as fadigas que desconheciam, poderam ainda assim triumphar dos mais aguerridos e temiveis dos indigenas africanos.

Eu, em consequencia de ter entre os que combateram um filho meu, segui com o interesse que se póde imaginar todas as peripecias da campanha de Africa, e não houve um facto, um só acontecimento que não fizesse palpitar de receio ou de prazer o meu coração de portuguez.

Os nossos soldados, quando o clima era lá mais rigoroso é que desembarcaram e tiveram de seguir immediatamente, sob chuvas torrenciaes, porque era urgente que se affrontassem os negros que tinham vindo cheios de audacia ameaçar a cidade de Lourenço Marques. Não havia muito tempo que o posto militar de Angoane fôra deploravelmente abandonado e saqueada uma missão catholica. As guarnições dos navios estrangeiros fundeados naquelle porto, tinham pedido licença para desembarcar, manifestando assim a pouca confiança que inspiravam os nossos meios de defeza e não sei mesmo se algum navio allemão ou inglez chegou a desembarcar tropas na nosso territorio! N'isto não, quero insistir, porque só desejo n'este momento tão glorioso e solemne, quando todos sentimos pulsar o coração desafogado por se inaugurar uma epocha de renascimento nacional, pensar na gloria alcançada e noa deveres impreteriveis que essa gloria nos impõe.

Eram um punhado de homens inexperientes na guerra, mas que sentiam uma fé viva no futuro da patria e partiam decididos a vencer ou morrer. Em terrenos pantanosos, sem abrigo para dormir nem comer com tranquillidade, ameaçados a cada instante de um ataque temeroso, durante uns poucos de dias até chegarem a Marraquene, soffreram todas as inclemencias do tempo e todas as privações da guerra. Ahi, sobre as horas da madrugada, no momento em que os homens mais vigilantes succumbem ao peso do somno, e que os nossos classicos tão apropriadamente denominaram o quarto de Modorra, foram acommettidos por uma massa enorme de negros que se approximára nas trevas e caia de subito sobre soldados inexperientes e exhaustos por todas as privações e fadigas que póde conceber a mais fertil imaginação.

Os soldados angolas, que formavam os corpos avançados, precipitaram-se de roldão dentro do quadrado, que havia pouco se formara, seguidos pelos mais ousados e animosos dos inimigos que gritavam: "não atirem, não façam fogo; são camaradas, são angolas". Eram estas as vozes dos landins ao passo que saltavam dentro do quadrado a azagaiar os nossos.

Esse momento foi dos mais criticos, dos mais perigosos em que se podia achar uma força, que sé podia chamar bisonha, porque era composta de rapazes que nem sequer tinham o vigor de homens feitos.

Fôra forçada a face do quadrado que defendiam os angolas, e a grita, o tumulto no recinto que elle formava, eram aterradores. Pois os outros lados do quadrado conservaram-se tão firmes como se estivessem. N'uma parada. Não houve um momento de hesitação; ninguem olhou para a rectaguarda, continuou o fogo contra os que nos rodeavam, e, de todos os landins que entraram no quadrado, nem um só saíu com vida.

Teve este combate incalculaveis consequencias, porque encheu de brio a nossa tropa e deu-lhe a consciencia do seu valor, incutindo nos negros tamanho terror que nunca mais os régulos das terras áquem do rio Incomati se atreveram a affrontar a nossa gente.

Quando mais tarde se deu o combate de Magul, foi necessario provocar repetidas vezes o inimigo para o decidir a atacar. E já não eram os negros das terras da coroa, mas do norte do Incomati, tribus sujeitas ao Gungunhana. Os das cercanias da cidade de Lourenço Marques, depois da lição que receberam em Marraquene, não voltaram a atacar as nossas forças.

Esta primeira campanha tinha sido feita contra populações de um certo valor militar, mas que estavam longe de se poderem comparar com as mangas da raça mais guerreira de Africa, dos temiveis vátuas, da mesma origem que os afamados zulus, que contam entre os seus feitos de guerra o exterminio de uma divisão ingleza nos campos de Is andhlana.

Estava reservada essa parte mais ardua da campanha á columna que se formou em Inhambane e tinha de medir-se com as forças do mais temido regulo africano, emulo dos Cethyvaios e dos Lo Bengulas, chefe de uma raça educada desde a infancia, como os antigos espartanos, para uma vida de guerra e de rapina, organisados em verdadeiros regimentos, cujas insignias e nomes recordavam fa-çanhas guerreiras e entre si disputavam a prhnasia no valor.

Por circumstancias que não vem para aqui referir, mas de certo provenientes de obstaculos insuperaveis á mais energica vontade humana, estiveram as nossas tropas, no meio de todos os incommodos, soffrimentos e privações imaginaveis, esperando no acampamento que se reunissem os meios de transporte necessarios para que a columna avançasse contra inimigo tão temido e cujo valor era tão afamado em todo o territorio africano.

Quando se conseguiu a final, depois de esforços sobre-humanos, vencer todas as difficuldades, a columna poz-se em marcha, estando então reduzida a 600 homens, de 1:500 que eram; ao passo que as forças do Gungunhana, contando unicamente as escolhidas, aquellas que constituiam a sua guarda, eram calculadas em 6:000 homens pelo menos.

Iam, portanto, marchar um contra dez, e íam cortados de febres, debilitados pelas privações, physicamente prostrados, mas inflammados do mais nobre ardor militar que até ao ultimo soldado souberam inspirar os admiraveis officiaes que ali serviam e entre os quaes me honrarei sempre de contar um filho. Iam materialmente fracos, moralmente invenciveis.

O valor do soldado prova-se mais quando supporta as privações da campanha, do que quando affronta as balas, porque o perigo exalta todo o homem que tem um coração varonil.

Affrontar a morte é o acto mais energico da vontade humana, e ha n'esse sacrificio voluntario, quando inspirado por uma causa sagrada, a mais intensa e nobre das emoções.

Durante dois dias, carregados com os equipamentos e debaixo de um calor ardentissimo, porque a campanha se realisou na estação menos propicia, mantiveram os soldados portuguezes inalteravel bom humor e não mostraram o minimo receio de ir ao encontro dos temiveis e tão numerosos vátuas.

A final, depois de chegarem a pouca distancia do kraal do Gungunhana, pela madrugada, quando estavam para proseguir na marcha, appareceu de subito ante elles o inimigo, na presença do qual os negros auxiliares fugiam espavoridos e tremiam, bradando: - impi de Gungunhana!

Era o exercito vátua dividido em oito grandes mangas, que, conhecedoras de todos os accidentes do terreno, caminhavam de rastos como as serpentes, para depois, levantando-se subitamente, surgirem de surpreza ante o inimigo, como de surpreza atacaram as nossas tropas.

Vinham em força de uns 12:000 homens, o que quer dizer que os nossos valentes militares tiveram de luctar na proporção extraordinariamente inferior de 1 contra 20! Pois, muito embora o inesperado ataque de tão consideraveis massas, os officiaes com a maior promptidão dominaram a primeira e inevitavel emoção de surpreza dos soldados, e tão bem uns dirigiram e outros se portaram, que bem depressa as descargas se fizeram com a maxima regulari-