O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O sr. Presidente: — A seguinte sessão é para amanhã com a mesma ordem do dia. Está levantada a sessão. Eram cinco horas da tarde.

1859

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão do dia 25 de junho de 1862

í K .,!>. Virn0n(je ffe Laborim; Marqueses, das Minas, de Niza, de Vallada, Condes, d'Alva, da LouzS, de Mello, de Paraty, de Peniche, díi Ponte de Santa Mana, do Rio Maior, do Sobral, da Taipa; Viscondes, de Balpemão, de Benegazil, de Gascn», de Fonte Arcada, da Fomos de Al-godres, da Luz, de Mor-tbrte, de Ovar, de Sá da Bandeha, da Praia; Barão de Fu^oa, Ávila, Mello e Saldanha, Pereira Cominho, Sequeira Pinto, F. P. de Magalhães, Ferrão, Margiochi, Aguiar, Braamcamp, Pinto Bastos, Reis e Vascoucello?, Isidoro Guedes, Baldy, Eugênio de Almeida, Silva Sanches, Veliez Caldeira, Brito do Rio, Sebastião José

de Cai valho.

RECTIFICAÇÕES

No extracto da sessão de 23 de junho, publicado no Diário de Lisboa n ° 149. de 7 de julho, pag. 1830, Im. 16, e d1 -curs^ do *?!•. conde da Taipa, oude ?e lê == j'ignore, rua1- je l'jgnGre= ieia-se = pgnore, mais je raffirme==.

Recebemos folhas de Madrid de 4 do corrente, de Paris de 2, e de Bruxellas de 1.

A Goi respondendo, de Espana publica os seguintes TELEGRAMMAS

Paris, 4 d^ julho — Asseou< a-se que o general Forey não sairá para o Mesico antes de *etf>mbro.

Marselha 2 — Dizem de Rom? que a ult-ma proposta frunceza, oôei ecencío ao papa. a gaiantia do território que actualmente p-.^ue, e o pagamento Je uma renda annual corun m >'L. im-;içriM palcis prov;ncia^ anuexas ao reiuo de Ital y, n? c i >i c dumpda.

Á notith do niox'»i3o reconhecimento do remo de Itália pela Rússia exaltou o-, ânimos dos militares, e houve reuniões nocío na- na praça do Capitólio e viva^ a Garibaldi, fazendo f- L>nr e-íe ootivo algumas prisões.

Londres, «9 — Nova York, 21—As bateriam confederada-, que domiun o ím-te de Dar^Lg, sobre o no James, abrn am fogo tontir. a esquadra federal.

Em Wite, Rive=! e no AÍisFiSMpi houve vários combates. Os federdes ficaram vê v.ecore* em todos, padecendo com-tndo grande*-, tierdab.

Amnos os eseivitoa leceHem reforcoò.

cie íeua e c uuanu

O gê er: ' co- oe Loi ^ncez dirigiu ás tropa ma, s e ao corpo adr.Mji.-rrati-o do exercito esped no MfS7co. R" rear^irtes "rde^s do dh :

«So.dpdo- e n1 .rmh&.roa !

«A vrs- - mr->cba para a cidade uo Jícxico foi demorada por nb^rafiiloi ELatenaes o u e devie1» estar longe de esperai, em vi-trt d^ znforraacões que vos deram; cem vezes vos repetiram que a cidade de Puebla vo? ehampva com urf ^eas ma^ as dantes votos, e que a sua população viri? ao vo-v>o encont^r» pcira ^o-. cobni de floies.

«Com ' euufiauca -nspirada DO,T ião en^anosa^ affirmati-vas apies^r tjimo-nos, pois, eu fi "jnte de Puebla, mas esta cidade estava coberta ftm* ba"r,cadr^ e dominada por irna fortaleza onde hav-am sido fsecuijiulados muitos ineiot. de defeza. A uo^f artilhai1! t de campanha era msuffic'eníe para fazer orecha na^ rnir^lliao, e piGCsavamos de material de sií.'-; poréT' coníiauifío na vo--a mtrep'dez avançaí1-íes se. T htí-irav p?ra a? forr'!icacõe£ defendida^ pela art'-Iheria e por uma íri^ii-je fiíei i de bayoneías, enquanto no^ Ôancr- tmhe;^ que su^teatar o» esforços de maitos batalhões irrx'fau.^ c de num^ri-sa -avallariíi

^Fizeste o que ó o= soí irados fraa"ezeí [-abem fazei, e os mais avon-jfido- de ertre vó-i haviam já 'hega í o as mu-ralha< de Gui^a!^ «e, quand-; íon-eotosa chuva, alagando a teria, Í-T-IOU jpaLC-e-s ~e . o^ d^^l^ve^ e nos coiiocou na imh("-sibii'dade He renr.v.i:- o- ataque .

«Sddarlos e , mmheiros! No dia õ de maio provaste» coragem he oi-'3. c •> miuj'2:') conheo^a-vos tio bem, que du-raate a vo- - reiirad: de pí-pH1-1 ••«, < Orizaba, embaí a-çada por um fomboio de duzentos, vehiculos, nào se atreveu a íi\ie-i"-vo-, nem sequer mcomití^d^r vu&

«Em Paimar um pelotíío dn vinte e d- n s -nldrtdos de ca-vallaua mexicano^ depunha as arma" ".nte um cabo P qua-íro caçadores de África.

«Em Áculcmgo r cavaííaria do eeuent! Marquez achava-se nu aia 18, ás cinco horar da tarde, coitada pelo exercito de Zasagoza que desfilara de Co.nbres, o 2.° b* talhão do 99.° ^e Isnha acode dp Tngemo, cooi uma secção d ^ b^-tena de ínontanha, para livrar a dita cavaliaria; o batalhão precijnta-^e com tal vigor sobre o inimigo, que lhe to-

ma uma bandeira, determina a dispersf^ do exercito de Za-íagozf5, e a rendição de 800 lataníe-; e 400 cavalleiros. O batalhão do 99.° de linha, co^iaandado pelo major Lefe-bre, cobi'11-^e de gbna ao combate de AcuHngo.

«Soídados e íiiíiniiheiros' Os vossos feitos 1e armas desde que sajstes de (Jorduva, a, 19 de abril, até que regressastes a Orizaba, a 18 de mpn- e a? difficuldades que vencestes, 'serão avaliados e apreciados pelo imperado!, e ficae certos de que sua ruagestade i-cv^ubecciá com magnanimidade a vossa dedícf.c^o.

«Viva o imperador!

sDada no quartel general, eai Orizaba, aos 21 de maio de 1862.= U general commandante em chefe do corpo es-pedicionario, conda Lorencez*.

«Depois dedinuju ás tropas, que combateram durante esta breve mas laboriosa campanha, os louvores que mereceram a sua coragem e disciplina, o general commandante em chefe quer dar testemunho especial da sua satisfação aos serviços administrativos, e agradecer aos ars. offimes de saúde o seu zelo e dedicação.

«Os nossos feudos foram recolhidos, tratados e consolados no rnein do combate e quando o fogo eia mais vivo.

« Nas marchas, entre as maiores dificuldades eembaraço?, nunca deixaram de ré fazer as distribuições tão regularmente corno em tempo de paz.

«A expedição do México ofiereceu o espectáculo único de um exercito que faz uma marcha era retirada, conservando inteira ordem, levpndo e tratando trezentos quarenta e cinco doentes e coaduzmdo ao me?rao tempo viveres para ura mez era duzer-tos e cmcoenta carros.

«Boa parte d'estes resultados deve-se ao sub intendente militar Raoul, que, na organisação dos differentes sei viços adrmn snaMvos, soube alliar a uma grande intelhgencia notável actividade. Elle encontrou a morte no combate de 5 de maio, a esta herança de gloria juntar-se-hao, para a sua família, a estima e a saudade de todo o exeicito e do seu commandaute e;n chefe.

«Dada no quartel general de Orizaba, aos 21 de maio de 1862.

«O general commandante em chefe do corpo expedicionário, conríô Lourtícez.»

TURQUIA

A conferencio, que ee vae reunir em Constantinopla para restabelecer as boas relações eotre a Porta e a Servia, interrompida^ pelos últimos alvorotos, occupar-se-ha também da questão do Montenegio. E -jom rasâo, porque ambas as questões f-e podem resolver ao me?mo tempo. Ha quem pen:e, e talvez cr» m bons fundamentos, que a Franca e a Ru3cna protegerão a^ reclamações dos povos esclavomo0, emquanto que a Inglaterra e a Áustria procurarão favorecer os direitos que a Turquia pretende reivindicar. Parece comtudo, segundo aformam os correspondentes parisienses da Indê-penduncti Bei pé, que o coade Rechberg, n'uma das suas je-

PO^TO METEOROLÓGICO PO ?0- TO

"•A

RSCOLA ^ÍEl HCO-CFRTJR G1C .*

JULHO - 6
PHESSÃO
TEMPEEATUEA
VVSIO
,1 J JV

.v
l U '.i 111
753.7G
J 7. H
O fi aço
Toldado

JULHO - 7
'• n dam.
PR-;3S™-0
i
L'BHPERATOHA i ''1!NTC 1 OET'
| 1

758,32
1 1
18,1 |S m "> fraco | Vap
i i

Altitude do baronietro'T.5,1 ^at Alturas baiometiicas correctas. Temperatiuas á sombia

MOVIMENTO MARÍTIMO

centes nota?, acerca das complíc^gõe^ do Oriente, fazendo ponderosas refervas no interesse da Porta continuar na posse da suzerama que exerce sobre a Servia e Moníene-gro, se mostra bastante conciliador cora relação aos outros pontos era litígio, os quaes são: a demolição das fortaleza? que 03 turcos ainda .nantem na Servia, e a concessão aos raontegrmos de um porto seu, que lhes dê o livre accesso do Adnatico. '

A miséria que reira em Inglaterra, em muitos districtos industnaes, foi ulnraamente objecto de mterpellacões na camará dus conunun^

A discussão também recaiu na guerra da America, e lord Píilra? r3ton derlirou qup o governo mglea desejava um ar-;v.pjo amigável entre os estados americano-.- «Creio, acrescentou o nobre lord, que qualquer intervenção no estado actual da=? disposições resne^rivas do- exercito* belhgeran-tes "O^oduzina mau effeito Posso dizer que, se plguma ocua-s'ã:> se apresentar paro interpor o51 bon^ officios da Ijgla-tevra e da Frpnya com o fiai de pacificar os estado americanos, deve-se contar com os bons officios dos do's governos »

palavras do ministro produziram agradável 'mnressão

na assembléa. (La Patrie.)

i

OB-r:RV T^L u METE.JROL GÍC
DO
XÁ ESCOL Í POLYTECHMCA

i JULHO — 6 !
j
í h d'1. J.
__________
, vaijjljiiai. i íHEaUOIdtTEU j PbYCHSOMETHLi Aft&hOMLTfi.,

I illinst"!' ' !.sz' ^ C 1 Por 10 U j ,vi — ....
5 !

755.77 ! 195 ' 58,2 NO

756,77 , 20,3 ' 46,7 ' NO
s

"•"^EOIiO i j (Q«
íJhuva u( Evaporaç
àíitad
j
•JiA 5
_ pinr»f-i«i>i>- Q 20C 3 G

. . 16 1 » j

Iom2ir..1 .' . 5,3tr.J. ão ' vaDornne^ioj ....... • . . . • • 7,0 s

JULHO - 7
_ ____ _
9a dam
1 j
IjA-íOlíETB. JSBBMOiJETBC PBYCH3OEETEO A. i.a». -ZjJTfci. , '

~ % 1 T f - * "^ — f t C" "^i"!!1 ""*"*>

708.45 200 50,1 N. í ___ .. _

Sb dsf-
755,86 l 26,0 ! 42,1 NNO t

OSOiiS \ -í 1 í
Gnava (.u | ^ AHiíuc
DÍA6.

...... . ........... 14 1 »

," " q n

e do barómetro 95,7 metros. i

BARRA DE LISBOA Dia 6 de julho

EMBAHCAt-ÕES E1XTRADAS

Deiphun, escuna portugueza, capitão F. R. Nunes, da ilha de S. Miguel em 9 dia&, com barro e mais géneros a M. Buzagío & Iimâoá; 7 pe-^soa^ de tnpulaçSo, l mala e 6 pa-sageiro-^. António Caetano Travados Lima, caixeiro; Manuel Mar.anno, com 4 pe&toas de família, seoj emprego; poríuguezes.

Despique 2 °, baroa portugueza, capitão M. L. Duarte, de Pernambuco em 54 dias, com assacar e maísi géneros, a B. M. O Borges & Sobnabos; 16 pebaca^ de tripulação e 8 oa^sageuos: Francisco Ferreira da iS'lyít, co^i o pés-bOat de taíuilia, negociante, Jo,-é de S. Jeronynio com l creado, ecciesiastico; Eduardo Jo-é dot, Santos Lsma, cai-senu, José Boielho Continha, ^em emprego; portuguezes. Amazona, -jarca portugueza, capitão A. F. Leite Junioi, do Para. em 38 dia^ com assacar e mais genetos, a M J. Coíí:iies; 18 pesao«s de í.ipulacá^ e 67 pab-agesros: Anto-mo Pereira Mano, com 2 pessoas de família; José Coireja Machado, António Franiibeo da Siíva, Antouio Joaquim Teixena Bastos, Jeionymo Mexi rã Eo-a, Aufconio Manuel Áiv63 de Oliveira com l rilho, Antoaio Fcriiandeo Martins, í José Areias da Rocha, JoaqiLij AUÍODIO Áreas, José Áu-j gusto ValianauLiD de Maio?, Joaquim Bernardo de Araújo, j A. J. Antunes Soonnho, coffl B pessoss de fan^lia, J. Car-I doro da C-mha Coimbra, Jo-é Bento da Cunha Barbosa, ! Manuel António de Araújo, Francisco Dia^ da Silva, José 1 de Santa Ann« Coutmho, Manuel da Silva Pauía, Manuel J Jo2é da Cunha Coivnbr&, negou--.ut--^ , Serafim dos Santos l Maríin-, Jo^é Bento do tíouio Jo?-o António B', auco de Aroa-1 ral, arti-tas; Marcai de Je^Ub AlraexL, Joaquim Jo.é Pé • rena, '.-aixeiro-, Jo-^é Carduso da Cunha Coimbra, Autuuívj í LV -d 050 da Cuaha Coimbra Jamor, Guilhfr«i'e Augusto da i Ror-ha LeS'% e-íuclsníet; Manuel José d' Mata, com uma ! filLa, Patn-.iO I^nacio Teixeira, António Mar^-c-1:, JQJO Ai-| vês dc-sSantub, António de Carvalho, Míiuuel da Silva Mon-i teiro, António ne Oiiveiía, Jo^é Angelo, Jei-ouyrao Vieira j da Foíi3c--'vT, lJ--uuei Alves de Obvc- rã, João Manuel Lopes j e sua ijulhc-.', Àutojio Peitira, tuibaih-dores; Joiio Manuel da Silva Laye, com õ pessoa» de fauiííia, Jo°é de Bairos Lima, bem empregos; D Cias a Rosa Soare-- Guimarães, Ar>M3 Ro?a dos Santo1* Guiuaive^, com uma filha, Mrria Ro a de Ba: tos, portuguezes: Francisco de Oliveira Neto, negoi lante, Joãc Angelo de Oliveira,, proprietário ; Dr. João Antoivo Alves, advogado; Jo é Correia, José Bento, João Ferreira d>- Oliveira, -serventes, brazileiros: Paulo Sandarn, José Teixeira, berveutes; he^pauhoes: J. Frisa, negociante; francez.

E^IBARCALÕES SAÍBAS

Julia, rasca, mestre J. C. Seana, para a Vieira, em lastro; 7 pp-soar de tripulação.

Saudade, bateira, mestre M. O. Lira, para Setúbal, com trigo e encoírsrneada- , 8 pe&soas de tripulação e l pacsa-Manuel d- Ctuz Rangel, negociante, portuguez.

J. J. dp Oliveira, para Se-7 p^-oãs de tripulação. poiíuguez, m estie F. Mana, 6 ^essoab de tripu-

p nnihiguez, mestre A. Tavares, 6 pe-soas de tnpuíacno.

Leão, hiate pn,tuguez, tubalj ^o.\ :-s-ucar een-

Estrella de Odermrd, para Siúe 7 com trigo e la çí3 o.

Senhor dos Passos, para Setúbal em !a~r

Adelaide, ^asca, mestre A. C. Fre^-e, pina a Figueira, Ct-m anoz e nia1^ geiíero-" ; 9 pessoas de tripulação e l passageiro. S Chprie-, uegoc-irf^te, francez.

80th of September ^atocho noruegyez, eanitão I Carlsou, pt-ra Setúbal, com í. ai, 8 j e -oa° d

Santa Rita, cahique port"~uez Olblo cum arrcz e mait género:

rae tre T. Nure-, par

7 pé -on.s cie

í e 4 pas-ageirc.s : Mana da Tn .daue, Catharina de Jepus, Therezu de Jesiu-, CatharííicL d1 Sousa, portugneza?

S. João Baptista, hiate pt.ruigufcz, reentre B. J. pi i a a Vieira, em ]p.:tro , 7 pes»oa@ de tripulação.

Fredenck. barca ru,s&a? capitão A. Tenstrom, para Se-tubal, coui bal; 10 pes-oas de tribulação.

Pollux, ebcuna sueca, cajità^ J. Merberg, par» SetubU, j com cal , 8 pessoas de tripulação.

Dia 7

EMB-.RCAÇÕES EMTl^BAS

Livorno, paquete inglez a vapor, capitão W. Taylor, dc-Pf:]ermo em 9 dia:, com differeníes géneros, a G. Ã. Ha i coc-k & C a; 17 pessoas de tripulação.