O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

794

mesmos homens, que a ella recorreram por necessidade, e porque não acharam, pessoa tão habilitada para desempenhar uma alta commissão, aproveitam a occasião da sua ausencia para alcunhar de miseravel a sua gerencia financeira! Elle reconheceria que os mesmos que se calaram na sua presença, aproveitam agora a sua ausencia para fazer accusações immerecidas, e inteiramente falsas. Não tenho forcas bastantes para entrar neste importante debate. Formais de uma vez tenho declarado no Parlamento que me não tenho dado ao estudo dos detalhes da nossa fazenda as minhas applicações tem-se virado para outros objectos: demais, eu tenho sempre tido por collegas naquella pasta homens de inteira confiança: a Camara ha-de lembrar-se de que o Sr. Ávila por mais de uma vez tem declarado que o Presidente do Conselho do Ministerio de 18 de Junho o deixára em a mais plena liberdade sobre negocios de fazenda, chegando até a dizer que por taes negocios a responsabilidade era toda sua, o que eu não poderia nunca admittir, muito embora convenha em que a gloria das boas medidas lhe pertença exclusivamente, porque foram pensamento seu, (Vozes — Muito bem.)

Eu não esperava realmente, que tendo-se os Srs. Ministros callado na presença do Sr. Ávila aproveitassem a sua ausencia para o combater (apoiados).

Se não tenho, como já disse, conhecimento de todos os detalhes precisos para responderás accusações do Sr. Ministro do Reino, irei procura-los nos discursos do meu nobre collega, será elle nesta discussão o meu mestre, e o meu guia, e espero, com tão poderoso auxilio, mostrar a pouca exactidão, e improcedencia de taes accusações. Eu passo portanto a entrar nesta questão...

Sr. Presidente ouço dizer a alguns dos dignos Pares, que se sentam proximos a mim, que já deu a hora; neste caso eu não quero cançar a Camara por mais tempo, mas tenho a ponderar que o objecto a tractar é importante, e que ainda me occupar o bastante tempo; por este motivo, e até porque tambem estou muito cançado, não terei duvida em guardar a palavra para a sessão seguinte se V. Em.ª e a Camara convierem, alias continuarei hoje mesmo (Vozes — Não, não)

Bem continuarei na sessão seguinte.

O Sr. Ministro do Reino — Desde que o digno Par affirma que está fatigado, seria uma violencia não se annuir a que S. Ex.ª fique com a palavra reservada; além de que a hora está muito adiantada, como reconhecem todos os dignos Pares (apoiados).

O Sr. Marquez de Vallada — Eu é que pedi a palavra para fazer ainda hoje uma breve pergunta ao Sr. José Maria Grande.

O Sr. Presidente — Se é muito breve, e a Camara consente... (Vozes — Falle, falle). Tem a palavra.

O Sr. Marquez de Vallada — Eu não tinha tenção de fallar sobre o objecto que se discute, por intender que podia guardar silencio, e prestar o meu voto a favor do projecto; por isso que o reputo simplicissimo, lamentando entretanto que o meu illustre amigo, Presidente do Conselho, tenha sido trazido para a discussão, em que me não -parece que podesse entrar a sua pessoa, como não desejava que entrasse nunca.

Pedi pois a palavra por isso que quando fallava o Sr. Conde de Thomar, dirigindo-se ao Sr. José Maria Grande, e fazendo referencia a um dito meu, alguem que estava ao meu lado me disse, que S. Ex.ª tinha usado de uma expressão, que eu vejo que me obriga a pedir a devida explicação a S. Ex.ª com aquella cortezia que compete a um Par do Reino.

Eu não tinha provocado o digno Par, desejo que S. Ex.ª agora declare se a expressão offensiva que alguem lhe attribue se referia a mim, pois nesse caso eu terei de fazer considerações serias e graves, e conforme a resposta de S. Ex.ª será o procedimento que intenda dever adoptar. Aguardo a explicação de S. Ex.ª

O Sr. José Maria Grande — Devo dizer ao digno Par, que realmente proferi aquella expressão, isto é, eu disse que então não tinha feito caso. Foi a expressão que soltei, e por consequencia não a nego, nem a retiro, mas a explicação que dou ao digno Par muito leal e cavalheiramente, é que com aquella phrase eu não tive em vista desconsiderar o digno Par que não se referiu a mim directamente, nem empregou no que então disse o tom aggressivo que foi empregado pelo Sr. Conde de Thomar. É esta a explicação que tenho a dar.

O Sr. Marquez de Vallada — Estou completamente satisfeito com a explicação cavalheirosa que o digno Par acaba de me dar.

O Sr. Presidente — Continua a mesma ordem do dia na segunda-feira. — Está levantada a sessão.

Eram quasi seis horas.

Relação dos dignos Pares presentes na sessão de 9 do corrente.

Os Srs. Cardeal Patriarcha; Silva Carvalho; Marquezes de Fronteira, das Minas, e de Vallada; Arcebispo Bispo Conde; Condes da Arrochella, do Bomfim, do Farrobo, de Fonte Nova, da Louzã (D. João), de Mello, de Peniche, da Ponte, da Ponte de Santa Maria, de Rio Maior, de Thomar, e de Vimioso; Bispos de Bragança, e de Vizeu; Viscondes de Algés, de Athoguia, de Balsemão, de Benagazil, de Castro, de Fonte Arcada, de Fornos de Algodres, dó Francos, de Laborim, de Nossa Senhora da Luz, de Monforte, de Ovar, e de Sá da Bandeira; Barões de Chancelleiros, de Pernes, de Porto de Moz, e da Vargem da Ordem; Mello e Saldanha, Pereira Coutinho, D. Carlos Mascarenhas, Sequeira Pinto, Ferrão, Aguiar Larcher, Guedes, Eugenio de Almeida, José Maria Grande, Duarte Leitão, Brito do Rio, Fonseca Magalhães, e Aquino de Carvalho.