O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2204

proposta qualquer n'este sentido, da qual todavia me farei cargo em occasião opportuna: terei muita honra em apresentar então uma proposta para se modificar a lei que regula a admissão ao pariato. No emtanto sustento a minha opinião já emittida n'este sentido, e concluo dizendo aos srs. marquez de Niza e visconde, de Castro, que a renda é preciso que seja real. Para me esclarecer sobre esta questão mandei esse requerimento para a mesa. Se não for approvado pela camará, não é o primeiro que ella rejeita, e não será talvez o ultimo. Não ha nenhum membro do parlamento que possa ter a gloria de que todas as suas propostas e requerimentos foram approvados (apoiados).

Agora respondendo rapidamente a s. ex.a, porque me parece que não percebeu bem as palavras que pronunciei com relação á politica que eu suppunha seguir o sr. Sebastião João de Carvalho; pelo que, disse que não lhe parecia conveniente que tratasse desta questão, porque s. ex.a era ministerial e eu fazia opposição systematica, direi que não sei ao que se referiu, e por isso não posso dar uma rosposta cabal. Não creio que fique mal a ninguém ser ministerial, e ainda que tenho a consciência de não fazer opposição systematica, parece-me que não é uma injuria. Cada um faz opposição como entende, e pelo que entende, assim como outros apoiam o governo do mesmo modo. Concluo estas observações, repetindo que sustento o meu requerimento, do qual não cedo, e s>ó o farei quando a camará o reprovar, como é provável que reprove. Em qualquer dos casos eu me submetterei contente à decisão da camará.

O sr. Marquez de Niza: — Peço a palavra para um requerimento.

O or. Presidente: — Tem a palavra.

Como já deu a hora requeiro a v. ex.a que consulte a camará para que se prorogue a sessão até se votar este parecer (apoiados).

O sr. Presidente:—Mandam-se imprimir para se distribuírem. Não ha mais ninguém inscripto, e portanto começámos pela proposta do sr. marquez de Vallada.

Posta a votos, foi rejeitada.

Distribuídas as espheras pelos dignos pares, fez-se a chamada para a votação, finda a qual, disse.

O sr. Secretario Conde de Peniche: — Entraram na urna 28 espheras, sendo 21 brancas contra 7 pretas; e por consequência está approvado o parecer por 14 votos de maioria.

O sr. Presidenter—Peço attenção. Tenho de consultar a camará, porque não ha objecto algum para discussão e tem de imprirair-se os pareceres apresentados hoje; se a camará quer que se passem as, ordens para que venham immediatamente, e se distribuam amanhã pelas casas dos dignos pares, dispensando a camará a formalidade dos tres dias determinados no nosso regimento. Se annuir, poderia dá-los para ordem do dia da sessão de sexta-feira (apoiados).

Está fechada a sessão.

Eram cinco horas e um quarto.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão do dia 7 de agosto de 1861

Os srs. Visconde de Laborim; Marquezes de Loulé, de Niza, de Ponte do Lima, de Vallada; Condes do Bomfim, da Louzã, de Peniche, da Ponte, do Rio Maior; Viscondes de Benegazil, da Borralha, de Castro, de Fornos de Algodres, da Luz, de Sá da Bandeira; Barões da Vargem da Ordem, "de Foscoa; Mello e Carvalho, Avila, Mello e Saldanha, Pereira Coutinho, Ferrão, Costa Lobo, Margiochi, Aguiar, Soure, Larcher, Braamcamp, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Baldy, Vellez Caldeira, Franzini.