O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10

Diário da Câmara dos Deputados

também pela sua situação geográfica, e q iio uma das dificuldades com que os seus habitantes lutam é exactamente a falta de água, porquanto as duas fontes que ali existem não produzem o suficiente para o consumo da vila, e muito menos para o abastecimento das várias feiras de gado que ali se realizam todos os unos.

O pedido que essa câmara municipal faz não ó o primeiro no género que tem sido feito a S. l^x.;t o Sr. Ministro do Fomento, desde, que ocupa aquela pasta, e tanto assim que já foram mandados elaborar idênticos csludos ' m Vila Nova de KWcoa.

Soliciin, pois, de. S. Kx.'1 o Sr. Ministro do Fomento que, no caso de entender que é justo o que se, alega nessa representação, mande proceder aos necessários estudos, a tini de serem satisfeitos os desejos da câmara municipal u que me refiro.

O orador 'não revi.it.

O Sr. Ministro do Fomento íAquilcs Gonçalves i: .....- Ktcctivumonto já recebi uma ré

preseutucilo da. Câmara Municipal deTran-eo,s<_ de='de' nlieirn='nlieirn' mu='mu' iimissa='iimissa' i='i' estudar='estudar' do='do' abastecimento='abastecimento' o='o' p='p' liin='liin' águas='águas' enviar='enviar' para='para' vila.='vila.' para.='para.' ia='ia' cnc='cnc'>

Sabe, porém, S. Kx.* que a lei de .111l H impede qiiu eu mande a Trancoso um engenheiro, vist'» que tal lacto representaria uma. deslocação. Procederei, no entanto, corno se- fé/; para Vila Nova do Fozcoa. K o que posso fazei1.

<_ que='que' dispender='dispender' nada.='nada.' tag0:_='fonseca:_' simples='simples' engenheiro='engenheiro' verdade='verdade' porquanto='porquanto' para='para' estudos='estudos' apenas='apenas' listado='listado' ferreira='ferreira' municipal.='municipal.' n.ao='n.ao' tem='tem' pela='pela' são='são' vai='vai' ali='ali' _='_' a='a' é='é' sr.='sr.' _.='_.' o='o' p='p' câmara='câmara' as='as' proceder='proceder' custeadas='custeadas' obras='obras' uns='uns' da='da' xmlns:tag0='urn:x-prefix:fonseca'>

O Orador:—K o mesmo. J)á-se uma deslocação e daí as ajudas de custo, etc. Mas pode S. Kx.a estar certo de que mandarei lá um engenheiro.

O orador não reviu.

O Sr. Ministro da Guerra (Pereira de liça):—'Sr. Presidente: pedi a palavra para mandar para a Mesa quatro propostas de lei, para as (piais peço a urgência.

O Sr. Ministro de Instrução Pública

(Sobral Cid): —K igualmente para mandar para a mesa duas propostas de lei. Como

tem alguma urgência, peço a V. Ex.a que consulte a Câmara nesse sentido.
Os asunto* destas propostas vau indicados na secção dou a Papeis enviados para a Mesa».
O Sr. Presidente:—Os Srs. Ministros da Guerra e de Instrução mandaram para a Mesa várias propostas de lei para as quais pediram a urgência, a fim de serem enviadas já às respectivas comissões. Vou consultar a ('amara.
Foi concedida.
O Sr. Fernando Macedo: Urgência para quê? N ao sei do que se trata porque nada ouvi ler.
O Sr. Presidente:—A urgência ó para as propostas de lei irem já ;'is comissões, e se não as mandei ler foi para poupar tempo, mas se S. Kx.1 tem muito empenho. ..
õ >r Morais Reis* :- -Sr. Presidente : permita mo V. K\.a que eu coineee por níiíidiir o Sr. Ministro da Gue!'r;i. visto ser. a primeira v Não ignora o Sr. Ministro da Guerra que existe uma carta do lei de 24 de Dezembro de l!.)0(.i, na qual se lixam os ven-c.imentos a que tem direito os oficiais do exército em todas as situações cm que se encontrem. Tratasse duma autêntica carta de lei que foi aprovada pelas Cortes Ge-rais da Nação e que tem a assinatura do Cho.ie do justado e ó referendada por sete Ministros. Logo, não resta dúvida (h; que é uma autêntica carta de lei.
Posteriormente, cm 1.91<_. estabelecimentos='estabelecimentos' de='de' foi='foi' produziu='produziu' uma='uma' certame='certame' prolun-da='prolun-da' pelo='pelo' lei='lei' por='por' para='para' ministério='ministério' um='um' outros='outros' _1.9o.br='_1.9o.br' instrução='instrução' publicado='publicado' regulamento='regulamento' quadros='quadros' e='e' alteração='alteração' lapso='lapso' e.='e.' guerra='guerra' o='o' as='as' na='na' t='t' u='u' qual='qual' escolas='escolas' da='da'>