O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO N.° 2

EM 4 DE DEZEMBRO DE 1918

Presidência do Exmo. Sr. António Lino Neto

Secretários os Exmos. Srs.

Francisco dos Santos Rompana
João Calado Rodrigues

Resumo. - Feita, a chamada, abre a sessão com a presença de 18 Srs. Deputados, É lida a acta da sessão anterior e aprovada sem discussão. O Sr. Presidente (Lino Neto) refere-se ao incidente ocorrido nesta Câmara em 4 de Novembro último, declarando-o encerrado com honra para todos. O Sr. Cunha Lial faz uma declaração. Interrompe-se a sessão por 20 minutos, a fim dos Srs. Deputados prepararem as suas listas para a eleição da Mesa. Corrido o escrutínio, verifica-se o resultado da eleição. O Sr. Presidente agradece à Câmara a honra de o haver reconduzido no seu lugar.

O Sr. Presidente propõe um voto de sentimento pelo falecimento do antigo Deputado Sr. Gastão Correia Mendes, sendo aprovado.

Dá-se conta do expediente.

O Sr. Presidente comunica à Câmara diversos telegramas de nações estrangeiras.

Usa da palavra o Sr. Secretário de Estado da Guerra (Álvaro Mendonça), que justifica a suspensão de garantias decretada pelo Govêrno e a continuação do estado de sitio.

O Sr. Secretário de Estado do Interior (António Bernardino Ferreira) justifica a proposta que envia para a Mesa, suspendendo as imunidades parlamentares do Sr. Teles de Vasconcelos. Usa da palavra o Sr. Aires de Ornelas. Para explicações, fala o Sr. Celorico Gil. O Sr. Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros (Egás Moniz) associa-se, em nome do Govêrno, ao voto de sentimento proposto. Em nome da comissão parlamentar do C. E. P., fala o Sr. José Vicente de Freitas. O Sr. Aires de Ornelas, refere-se à prisão do Sr. Teles de Vasconcelos.

O Sr. Figueiroa Rêgo requere a prorrogação da sessão até se liquidarem os assuntos em debate. É rejeitado. Fala o Sr. Almeida Pires. Sôbre o assunto da sua proposta fala de novo o Sr. Secretário de Estado do Interior.

O Sr. Secretário de Estado da Guerra (Álvaro de Mendonça) refere-se às medidas tomadas pelo Govêrno acêrca da ordem pública. Justificando a moção que envia para a Mesa, da o Sr. Cunha Lial. É interrompida a sessão e, reaberta, o Sr. Presidente elucida a Câmara. Fala o Sr. Cunha Lial. O Sr. Costa Metelo envia para a Mesa uma moção.

Falam, para explicações, os Srs. Almeida Pires e Manuel Bravo.

É a sessão encerrada.

Abertura da sessão às 15 horas.

Presentes à chamada, 46 Srs. Deputados.

São os seguintes:

Adelino Lopes da Cunha Mendes.
Adriano Marcolino de Almeida Pires.
Aires de Ornelas e Vasconcelos.
Albano Augusto Nogueira de Sousa.
Alberto Castro Pereira de Almeida Navarro.
Alberto Dinis da Fonseca.
Alberto Malta de Mira Mendes.
Alberto Pinheiro Torres.
Alberto Sebes Pedro de Sá e Melo.
Alfredo Machado.
Alfredo Marques Teixeira de Azevedo.
Alfredo Pimenta.
Álvaro Miranda Pinto de Vasconcelos.
Amâncio de Alpoim Toresano Moreno.
Aníbal de Andrade Soares.
António Augusto Pereira Teixeira de Vasconcelos.
António Bernardino Ferreira.
António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz.
António Caetano Celorico Gil.
António Duarte Silva.