O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 Diário da Câmara dos Deputados

1.º vice-presidente: Votos

António Lino Neto .... 77

2.º vice presidente:

José Vicente de Freitas .... 68

1.° secretário:

Francisco dos Santos Rompana .... 66

2.° secretário:

João Calado Rodrigues .... 55

1.° vice-secretário:

Alberto Dinis da Fonseca .... 70

2.° vice-secretário:

José Féria Dordio Teotónio .... 79

Tiveram mais:

2.° secretário:

Adelino Mendes .... 2
Aníbal Soares .... 1
Joaquim Faria Correia Martins .... 1

2.° vice-secretário:

Alfredo Pimenta .... 1
Joaquim Faria Correia Monteiro .... 1

2.° vice-secretário:

Álvaro Miranda Pinto de Vasconcelos .... 20
Francisco Rocha Martins .... 1

Para a Secretaria.

O Sr. Presidente: - Agradeço reconhecido à Câmara a honra de me reconduzir a êste lugar. Não tenho merecimentos para o desempenhar, mas conto com a bondade e com a boa vontade desta Câmara. Procurarei corresponder às gloriosas tradições desta casa do Parlamento. Orientar-me liei sempre pelos altos interesses do país.

Vozes: - Muito bem.

O Sr. Presidente não reviu.

O Sr. Presidente: - Vou agora proceder à leitura do expediente.

Está sôbre a Mesa a comunicação de ter falecido o antigo membro desta Câmara Sr. Gastão Correia Mendes. Foi um tomem de bem e deixou do seu nome uma excelente memória.

Creio interpretar o sentimento da Câmara propondo que na acta da sessão de hoje se lance um voto de profundo pesar e dêle se dê conhecimento à família do extinto.

Vozes: - Muito bem.

O Sr. Presidente: - O Sr. Eduardo do Almeida mandou pura a Mesa uma carta em que declara ter faltado às sessões por motivo de doença.

Receberam-se tambêm telegramas muito calorosos dos Parlamentos do Brasil, China o Uruguay, sendo, por parte desta Câmara, enviados telegramas igualmente cordeais a essas nações.

Sôbre a Mesa estão os seguintes documentos que vão ser lidos.

Expediente

Requerimentos

Requeiro que seja consultada a Câmara sôbre se autoriza que eu acumule do exercício do meu cargo de adjunto e director da Polícia de Investigação Criminal com o das funções legislativas. - Alfredo Marques Teixeira de Azevedo.

Para a Secretaria.

Concedido.

Requeiro que, pela Secretaria de Estado da Justiça e dos Cultos, me seja informado se foi instaurado qualquer processo disciplinar contra o escrivão da comarca de Seia, Luciano de Sousa Cunhal, e, caso negativo, qual o fundamento da demissão imposta a êsse oficial de justiça pelo ex-Ministro Sr. Osório de Castro. - Joaquim Crisóstomo.

Para a Secretaria.

Expeça-se.

Requeiro que, pela Secretaria de Estado do Interior, me seja informado se o Sr. Governador Civil da Horta, Manuel da Câmara Velho Cabral, tem recebido por essa Secretaria integralmente os seus vencimentos respeitantes ao referido cargo, e qual o último mês que lhe foi pago. - Joaquim Crisóstomo.

Para a Secretaria.

Requeiro que, pela Secretaria de Estado das Finanças, me seja informado se o governador civil da Horta, Manuel da Câmara Velho Cabral, continua a re-