O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO N.º 12

EM 10 DE JANEIRO DE 1919

Presidência do Exmo. Sr. José Nunes da Ponte

Secretários os Exmos. Srs.

Francisco dos Santos Rompana
João Calado Rodrigues

Sumário. - Respondem à chamada 72 Srs. Deputados, que aprovam a acta sem discussão. Procede-se à leitura do expediente, que tem o devido destino. O Govêrno está representado pelos Srs. Presidenta do Ministério e Ministro do Interior (Tamagnini Barbosa), Ministro da Justiça (Francisco Fernandes), Ministro das Finanças (Malheiro Reimão) e Ministro dos Abastecimentos (Cruz Azevedo).

Antes da ordem do dia. - O Sr. Camilo Castelo Branco pede informações sôbre os acontecimentos ocorridos na Régua e em Vila Rial. O Sr. Carvalho da Silva deseja tratar em negócio urgente do estado da divida flutuante. A Câmara aprova a urgência. O Sr. Avelino Mendes requer e a contraprova e invoca o § 2.º do artigo 116.º A urgência é aprovada por 60 votos contra 12. O Sr. Carvalho da Silva trata do negócio urgente, preguntando se está errada, desde 1916 até hoje, a nota da divida flutuante. O Sr. Presidente do Ministério responde ao Sr. Camilo Castelo Branco. O Sr. Ministro das Finanças responde ao Sr. Carvalho da Silva, dizendo que nem o Govêrno nem a República tem culpa de estarem erradas as notas da divida flutuante. O Sr. Correia Monteiro manda para a Mesa dois projectos de lei. O Sr. Alberto Navarro pede que à Câmara Municipal de Paredes seja restituído um dinheiro que ela depositou para compra de milho. O Sr. Ministro dos Abastecimentos declara não conhecer o assunto, mas promete imediatas providências. O Ar. Almeida Pires deseja interrogar o Sr. Ministro da Agricultura na próxima sessão.

Ordem do dia. - O Sr. Presidente refere-se com palavras de pesar à morte do Sr. Roosevelt. Associam-se às suas palavras os Srs. Presidente do Ministério, Aires de Ornelas, Almeida Pires, Pinheiro Tôrres e Avelino Mendes que recorda o falecimento do jornalista republicano, Sr. Gregário Fernandes. O Sr. Presidente encerra a sessão, marcando a seguinte para a próxima segunda feira, com a respectiva ordem do dia.

Srs. Deputados presentes à abertura da sessão.

Adelino Lopes da Cunha Mendes.
Adriano Marcelino de Almeida Pires.
Aires de Ornelas e Vasconcelos.
Albano Augusto Nogueira de Sousa.
Alberto Castro Pereira de Almeida Navarro.
Alberto Dinis da Fonseca.
Alberto Malta de Mira Mendes.
Alberto Pinheiro Tôrres.
Alberto de Sebes Pedro de Sá e Melo.
Alfredo Augusto Cunhal Júnior.
Alfredo Pinto Lelo.
Alfredo Machado.
Alfredo Pimenta.
Álvaro Miranda Pinto de Vasconcelos.
Amâncio de Alpoim Toresano Moreno.
António Martins de Andrade Velez.
Aníbal de Andrade Soares.
António Augusto Pereira Teixeira de Vasconcelos.
António Duarte Silva.
António Ferreira Cabral Pais do Amaral.
António Hintze Ribeiro.
António Lino Neto.
António Luís da Costa Metelo Júnior.
António Maria de Sousa Sardinha.
António dos Santos Cidrais.
António dos Santos Jorge.
António Tavares da Silva Júnior.
Armando Gastão de Miranda e Sousa.
Artur Mendes de Magalhães.
Artur Proença Duarte.