O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

30 Diário da Câmara dos Deputados

maiores afrontas e dos mais impiedosos enxovalhes.

Vozes: - Muito bem.

O Orador: - Mergulhados em prisões abjectas, vergastados e retalhados os corpos dos mártires com uma fereza que ultrapassava a dos selvagens e as balizas dos arripiantes modelos inquisitoriais, humilhados e perseguidos todos os que na grandiosa obra haviam colaborado ou que lhe haviam dado aplauso e solidariedade, assumindo a chocarrice essas inacreditáveis o nunca atingidas profissões do faltarem ao respeito devido a senhoras só por serem esposas dos paladinos dêsse movimento de ressurreição e até, vergonha eterna da espécie, a tortura de tantos inocentes e dos múltiplos processos de hediondez para declararem o paradeiro das suas vítimas, era o espectáculo doloroso que conturbava a alma da pátria!

Tudo só fez de indigno e repelente o tudo isto se conseguiu amontoar sem a, mais leve manifestação de protesto popular, porque o povo bastas vezex o declarei na minha propaganda por terras apartadas no norte onde ainda não tenha fenecida essa delicada por da esperança - esse povo tinha a sensibilidade adormecida perante tantas afrontas e tamanhos opróbrios ou caminhava para o abismo o para a morte, ou para a ressurreição completa da sua musa enfrentada, por um exemplar movimento libertador.

Sob o ponto de vista de política internacional ou intervencionista, eu não posso deixar de, desde já, apontar ao conhecimento e à consideração de V. Exa. e da Câmara um facto que é, por si só. tudo quanto há de mais nítido e tocante para realçar, em tons vivos, a prova completa e cabal do crime de magna traição projectado na atmosfera límpida dêste torrão encantador, onde os mais nobres anseios se tenham elevado ao céu azul e magnífico dás idealizações e onde tenham palpitado os mais lindos sonhos dum futuro risonho e venturoso, ou, se assim quiserem, um movimento inconsciente originado pelo impulso duma entosurage perniciosa, monárquica na sua quási totalidade, com o fim imediato da vitória dos desejos teutónicos em Portugal.

Sidónio Pais mandou à conferência da paz, a êsse sinédrio onde fulgiam as mais radiosas mentalidades do mundo e que à liberdade davam as mais belas scintilações dos seus espíritos, um elemento que por suas características estabelecia a disparidade perfeita com as intenções daquele ambiente, onde uma grande onda de justiça vibrava, onde a verdade, o direito e o progresso refloriam as suas mais impetuosas manifestações, em jorros de luz inapagável, um homem que não teve o receio e que, pelo contrário, esboçou o assombroso gesto de, numa publicação em francas, Bulletin Hispanique, tomo XX, n.° 2, de Abril a Junho do 1918, só afastar da sua missão de patriota representante duma situação política ainda soi-disunt republicana, para ferir a sua própria consciência de defensor dos sagrados direitos de Portugal. Refiro-me ao ex-conde de Penha Garcia e vou ler, entre outras, as passagens de paginas quatro e nove, que alarmaram a minha alma de republicano amante estreme da minha pátria, para que a Câmara as medite e aprecie, repelindo-as com a mesma energia com que eu as fulminei já:

"Une autre, beaucoup plus importante à certains points de vue, celle des droits de transit dans l'Angola, peut montrer jusqu'à quel degré de complaisance (note V. Exa. e a Câmara: de complaisance) se pliaient certains gouvernements portugais pour apaiser les exigences allemandes".

Isto avulta a páginas quatro, mas em a nona lauda da aludida produção, choca-nos, pelo imprevisto, o seguinte, que não me atrevo a classificar:

"Le Portugal n'avait rien à gagner à la guerre. En se rangeant légalement à coté des alliés, en prenant sa part des sacrifices des vies et de richesses faits au Moloch germanique, il s'est attiré la colère et le désir de vengeance de l'Allemagne."

Murmúrio de sensação.

E extraordinário, não é? De modo que, tantos sacrifícios feitos, tantas energias despendidas, tantas mágoas e afrontas recebidas em plena fronte, e o que é mais doloroso, em pleno coração, tamanhos desvelos e canserias amontoadas para conse-