O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

PORTUGUESA

DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

3ST.

EM l DE MARÇO DE 1920

Presidência do Ex.mo Sr. João_Teixeira de Qneiroz Yaz Guedes

Secretários os Ex.mos Srs.

Baltasar de Almeida Teixeira António Marques das Neves Mantas

Sumário. — Aberta a sessão com a presença de 33 Srs. Deputados, lê-se a acta, que se aprova quando há número regimental. O Sr. Eduardo de Sousa faa uma declaração de 'voto. Dá-se conta do expediente e de admissões.

Antes da ordem do dia.— O Sr. Aníbal Lúcio de Azevedo chama a atenção do Sr. Ministro do Comércio (Jorge Nunes) para vários assuntos que se prendem com a vida económica, respondendo lhe o Sr. Ministro.

Ordem do dia. — Entra em discussão, na especialidade, a proposta de lei referente aos ferroviários do Estado. O Sr. António Granjo requere que se aobreesteja na discussão até estar presente, o Sr. Presidente do Ministério para ouvir as suas declarações sobre a atitude dos ferroviários. O Sr. Presidente consulta a Câmara, sendo aprovado o requerimento. O ò'r. Presidente submete à discussão o parecer n." 16Í (alterações introduzidas pelo Sena-ío à proposta de lei n.° 42-G, vinda da . Câmara doa Deputados e que mantêm livre o comércio e trânsito de trigos nacionais). .Ê aprovado sem discussão, bem como as alterações.— O Sr. Presidente anuncia que vai entrar em discussão o parecer n.° òtí. Lê-se na Mesa. Posto à discussão na generalidade, usa da palavra o Sr. João Pereira Ba^tus, que, em nome da comissão de guerra, apresenta emendas. O Sr. Presidente propõe qus sejam discutidas na devida altura. Usam da palavra os Srs. Veryilio Costa e Her-mano de Medeiros, qne requere que sejam impressas as emendas, c Pereira Bastos. E rejeitado o requerimento do Sr. Hcrmano de Medeiros. Prosseguindo a discussão, usam da palavra os Srs. Pinío da Ifonseca, Orlando Marcai, Jú'io Martins, Ministro da Guerra (Ilelcler Ribeiro), Lúcio de A:evcdo, A-igusto Dias da Silva, Pereira Basto? e Brito Camacho, que propõe que o projecto, com as emendas, baixe à comissão de guerra para que o refunda. A proposta é admitida e aprovada.— O Sr. Presidente anuncia que vai entrar em discussão o parecer n.° 1-11 (sobre a situação dos oficiais milicianos). — O Sr. Cunha Liai deseja

saber se o Sr. Presidente do Ministério (Domingos Pereira) vem ou não à Câmara. O Sr. Presidente responde que S. Ex.* está no edifício e interrompe a sessão até comparecer o Chefe do Governo. Reaberta a sessão, usam da palavra sobre a questão dos ferroviários os Srs. António Gran-jo, Presidente do Ministério, Malheiro Heimãof Júlio Martins, Ministro do Comércio (Jorge Nunes),-Ladislau Batalha, Costa Júnior e Cunha Liai. Aprova-se a proposta do Sr. António Gran-jo, para se suspender a discussão, até que o Sr Presidente do Ministério possa fazer à Câmara determinadas declarações.

Antes de se encerrar a sessão.—0 Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis), pede esclarecimentos ao Sr. Ministro da Marinha sobre aquisição de barcos. O Sr. Ministro (Celestino de Almeida) responde e autoriza o Sr. Deputado a consultar vários documentos no seu Ministério.

O Sr. Presidente encerra a sessão, marcando a' imediata com a respectiva ordem do dia.

p-

Abertura da sessão às 14 horas e 54 minutos.

Presentes à chamada — 65 Srs. Deputados.

São os seguintes: