O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

3sT. 6B

EM 20 DE ABRIL DE 1920

Presidente o Ex,mo Sr. Alfredo Ernesto de Sá Cardoso

Secretários os Ex,mos Srs,

Baltasar de Almeida Teixeira Anlónlo Marques das Neves Manias

Sumário. — Aberta a sessão com a presença de 33 Srs. Deputados, lê-se a acta, que se aprova quando há número regimental. Dàrse conta do ex-

O Sr.. Malheiro Reimão ocupa-se da forma por que são feitos os pedidos de comparência dos Srs. Deputados noa tribunais. O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Ayeméis) trata do mesmo assunto.

AUtes da ordem do dia. — O Sr. Eduardo de Sousa pede que se discuta o parecer sobre o pedido de renúncia dos Srs. Afonso Costa e Norton de Matos. O' Sr. Presidente consulta a Câmara sobre se entende que esse parecer seja dado para ordem do dia logo que haja vaga. Aprovado.

O Sr. Hermano de Medeiros pregunta pelo destino de duas notas de interpelação que, mandou para a Mesa. O Sr. Presidente responde que foram entregues.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis) irala da necessidade duma época extraordinária de exame* nas Faculdades de Direito e do caso duma sindicância a um professor de Beja.

O Sr. Albino dj, Fonseca pede autorização para que uma comissão parlamentar, de inquérito saia em serviço.

O Sr. Ministro da Instraçâo (Vasco Borges) .responde ao Sr. Manuel José da Silva.

O Sr. Júlio Martins pede que o assunto da interpelação do Sr. Costa Júnior seja o único a debater-se na ordem do dia. Consultada a Câmara, é aprovado.

O Sr. Malheiro Reimão reqúere que seja marcado o orçamento da guerra para ordem do dia da sexsão -imediata. Sobro, o modo de votar, têm a palavra os Srs. António Maria da Silva e Vasco de Vasconcelos. O requerimento é rejeitado.

Ordem do dia. — Prossegue a discussão do assunto da interpelação do Sr. Costa Júnior : opro-blcma do' pão. Usam da palavra os Srs. Cunha, Liai e Ministro do, Agricultura (João Luís Ri-fíardo), que fica com ela reservada.

O Sr. Alberto Jordão manda para a Mesa vá rios pareceres.

Antes de se encerrar a sessão.— O fir. Augusto Dias Silva, reserva-se para tratar no dia seguinte da questão da liberdade de imprensa.

O Sr. Afonso de Melo ocupa-se de casos ocorridos em Tondela, respondendo-lhe o Sr. Presidente do Ministério e Ministro do Interior (António Maria Baptista).

O Sr. Manuel José da Silva renova um pedido de documentos.

O Sr. Afonso de Macedo usa dapalavra acerca da forma por que é distribuída a ajuda de custo da vida aos sargentos. Responde-lhe o Sr. Ministro da Guerra.

O Sr. Presidente encerra a sessão, marcando a imediata com a respectiva ordem do dia.

Abertura da sessão às 14 horas e 3õ minutos.

Presentes à chamada — 69 Srs. Deputados.

São os seguintes:

Abílio Correia da Silva Marcai.

Afonso de Macedo.

Afonso de Melo Pinto Veloso.

Alberto Jordão Marques da Costa.

Albino Pinto da Fonseca.

Alfredo Ernesto de Sá Cardoso.

Alfredo Pinto do Azevedo e Sousa.

António Albino do Carvalho .Mourao.

António Augusto Tavares Ferreira.

António da Costa Ferreira.

António da Costa Gbdinko do AmaraL

António Dias»

António Francisco Pereira»