O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA «T PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSJLO 3ST.0 71

EM 28 DE ABRIL DE 1920

Presidente o Ei."" Sr, Alfredo Ernesto de Sá Cardoso

Secretários os Bx,mo" Srs,

j Ballasar de Almeida Teixeira ) António Marques das Neves Mantas

Sumário.— Abre-se a gestão com a presença de 39 Srs. Deputados.

É lida a acta da sessão anterior.

Procedendo-se à segunda chamada, verifica-se a presença de titi Srs. Deputados, e em seyuida o Sr. Presidente, declarando acharem-se presentes 66 Srs. Deputados, põe a acta em discussão.

E aprovada a acta.

Dá-se conta do expediente.

E admitida à discussão uma proposta de lei.

Antes da ordem do dia.— O Sr. Orlando Marcai chama a atenção do Sr. Ministro do Comércio para o facto de ter sido reintegrado o chefe da estação postal de Vila Nova de Fczcoa, implicado no movimento monárquico do norte, em Janeiro do ano transacto.

Responde-lhe o Sr. Ministro do Comércio (Lúcio de Azevedo}.

O Sr. Ministro da Guerra (Estêvão Aguas) manda para a Mesa algumas propostas de lei, para as quais pede uryência. É concedida.

O Sr. Presidente anuncia que vai submeter à votação da Câmara o Requerimento feito na sessão anterior, pelo Sr. Álvaro de Castro, para entrar em discussão o parecer n.° 3&V.

Usa da palavra sobre o modo de votar o Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis).

O Sr. Presidente dá explicações à Câmara.

O Sr. Eduardo de Sousa usa da palavra sobre o modo de votar.

A Câmara aprova a interpretação dada pelo Sr. Presidente ao requerimento do Sr. Álvaro de Castro.

O Sr. Presidente do Ministério (António Maria Baptista) dá à Câmara os esclarecimentos que na última sessão lhe foram pedidos pelo Sr. Álvaro de Castro sobre a demissão do comandante da guarda republicana do Porto.

Usa da palavra para explicações o Sr. Álvaro de Castro.

lèesponde-lhe o Sr. Presidente do Ministério.

O Sr. António Maria da /Silva usa da palavra explicações.

O Sr. Presidente eonsulta a Câmara sobro um

pedido do Sr.'Afonso d'e Macedo para usar da palavra sobre um negócio- urgente.

A Câmara reconhece a uryência, e o Sr. Afonso de Macedo ocupa-se da situação dos sargentos do exército e da armada em face da carestia das subsistência.8.

Responde-lhe o Sr. Presidente do Ministério, Voltam a usar da palavra os Srs. Afonso de Macedo e Presidente do Ministério.

Ordem do dia.— (Interpelação do Sr. Costa Júnior ao Sr. Ministro da Agricultura).

Usa da palavra o Sr. Júlio Martins.

O Sr. Queiroz Vaa Guedes (em nome da comissão de inquérito ao Ministério dos Abastecimentos}, dá largas explicações à Câmara sobre a acção da mesma comissão.

O Sr. Cunha Liai envia para a Mesa um requerimento.

O Sr. Presidente declara que o requerimento contêm matéria inconstitucional na sua última parte, julgando que só deve submeter à deliberação da Câmara a primeira parte do mesmo requerimento.

Usa da palavra para explicações o Sr. Cunha Liai.

O Sr. Ferreira da Rocha envia para a Meta um requerimento.

Lido na Mesa, é aprovada a urgência, e dispensa do Regimento para o projecto de lei apresentado pelo Sr. Ferreira da Éocha no seu requerimento.

É prorrogada a sessão, a requerimento do Sr. António Mantas, até ser votado o projecto de lei do Sr. Ferreira da Rocha, que entra em discussão.

Usa da palavra o Sr. Brito Camacho.

Tendo-se suscitado \<_.m mesma='mesma' que='que' sessão.='sessão.' camacho='camacho' aprovado='aprovado' uma='uma' pelo='pelo' brito='brito' se='se' por='por' comunicação='comunicação' até='até' sessão='sessão' presidente='presidente' produzido='produzido' resolva.='resolva.' a='a' sendo='sendo' é='é' incidente='incidente' sr.='sr.' requere='requere' o='o' p='p' eeja='eeja' interrompida='interrompida' feita='feita'>