O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUB.LICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SIESS-Ã-O IsT.° 72

EM 29 DE ABRIL DE 1920

Presidência do Ei.

Secretários os Ex.mos Srs.

Sr, Alfredo Ernesto de Sá Cardoso Baltasar de Almeida Teixeira

António Marques das Neves Mantas

Sumário. —Abre a sessão com a presença de 32 Srs. Deputados. É lida a acta. Com a presença de 62 Srs Deputados é aprovada a acta sem discussão. É lido o expediente.

Antes da ordem do dia.— Continua a tratar-se da questão do inquérito ao extinto Ministério das Subsistências.— O Sr. Ministro do Comércio e Comunicações (Lúcio de Azevedo) trata, em «negócio urgente», das referências que lhe foram feitas, reptando a que elas se repitam na sua presença. Entre este Sr. Ministro e o Sr. Cunha Liai trocam-se explicações.

O Sr. António G-ranjo refere-se ao extraio parlamentar do «Diário de Notícias», rectificando-o, e dá explicações sobre a sua acção como membro da comissão de inquérito num assunto referente à Figueira da Foz, sobre que também usa da palavra o Sr. Lino Pinto, que fora citado pelo Sr. Vaz Gruedes, presidente da mesma comissão.

O Sr. António Maria da Silva dá explicações sobre os termos da sua moção de ordem.

O Sr. Sá Pereira retira o seu requerimento para a prioridade da moção referida.

O Sr. Ferreira da Rocha requere, e é aprovado, que seja retirado o seu projecto de lei sobre a revisão constitucional, ficando prejudicada a proposta do Sr. Mesquita Carvalho.

São, aprovadas as moções dos Srs. Brito Camacho, Álvaro de Castro, Nóbrega Quintal e António Maria da Silva, ficando prejudicada a do Sr. Mem Verdial.

O Sr. Plínio Silva requere, e é rejeitado, para tratar em negócio urgente da necessidade de, rapidamente e lidmente, se publicarem as notas taqui-gráficas da sessão do dia 28.

Ordem do dia. (l.a parte)—Continua a dis~ c.ussão da interpelação do Sr. Costa Júnior ao Sr. Ministro da Agricultura. Usam da palavra 'os Srs. João Gonçalves e António Maria da Silva. A discussão fica pendente.

(S.a parte).— Entra em discussão o parecer n.° 398j, autorizando a Caanara Municipal da Lamego w c.Gr.3tridr um caminho tía ferro eiéefriGC que

ligue a cidade com o caminho de ferro do Douro na estação da Régua. É aprovado com emendas e dispeftsa de leitura de última redacção,

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis) requere que na sessão seguinte, na primeira parte da ordem do dia, entre em discussão o projecto de lei que, estabelece uma segunda época de exames. Ê aprovado.

O Sr. Mem Verdial requere para na, referida sessão, e antes da ordem, se discutir o parecer n." 388. É aprovado.

O Sr. Alberto Jordão manda para a Mesa um parecer.

Antes de se encerrar a sessão. — O Sr. Jaime Martins pede providências ao Governo para se acudir à epidemia que grassa no concelho de Chaves.

O Sr. Ministro da Agricultura (João Luís Ricardo) fica de comunicar o assunto ao seu colega do Trabalho.

Encerra-se a sessão, marcando-se a imediata para ô dia seguinte, à hora regimental.

Documentos mandados para a Mesa.— Pareceres — Requerimentos'.

Abertura da sessão às 14 horas e 45 minutos.^

Presentes à chamada 62 Srs. Deputados.

São os seguintes:

Afonso de Macedo.

Alberto Jordão Marques da Costa.

Alfredo Ernesto de Sá Cardoso»

Álvaro Pereira Guedes.

Aníbal Lúcio d© Azevedo»