O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA ^gf PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO IsT.° 74

EM 4 DE MAIO DE 1920

Presidência do Ex.mo Sr. Alfredo Ernesto de Sá Cardoso

Secretários os Ex,mo8 Srs,

Baltasar de Almeida Teixeira António Marques das Neves Mantas

Sumário. — E aberta a sessão às 14 horas e 60 minutos com a presença de 32 Srs. Deputados' Lida a acta é aprovada quando se verifica a presença de 63 Srs. Deputados. Lê-se o expediente, que tem o devido destino.

O Sr. Queiroz Vaz Guedes manda para a Mesa o relatório ~e mais documentos relativos ao inquérito ao Ministério dos Abastecimentos. E lido na Mesa o relatório.

O Sr, João Pinheiro (para explicações) usa da palavra sobre o relatório e pede a leitura de documentos que lhe dizem respeito. O Sr. Orlando Marcai requere^ que sejam lidos os documentos que se lhe referem. São lidos-na Mesa os documentos referentes ao' Sr. João Pinheiro. O Sr. Presidente comunica à Câmara que chegou a hera de se pastar à ordem do dia, mas que como se encontram na-Mesa vários oradores inscritos .para explicações um negócjo urgente do Sr. Ladislau Batalha e °um parecer, vai consultar a Câmara sobre se deve entrar na ordem do dia. A Câmara resolve negativamente. O Sr. Ladislau Batalha lamenta que se tenha extraviado o pedido que mandara para a Mesa para tratar, em negócio urgente, dos estragos nas Bibliotecas. O Sr. Presidente dá explicações, ' usando da palavra, sobre o assunto, o Srs. Júlio Martins e António Maria da Silva.

O Sr. Pais Rovisco refere-se ao inquérito ao Htínistério dos Abastecimentos, provocando as suas palavras interrupções dalguns Srs. Deputados. Estabelecendo-se tumulto o Sr. Presidente interrompe a sessão às 16 horas e 40 minutos. As 17 horas « 15 minutos é reaberta a sessão, continuando o Sr. Pais Rovisco no uso da palavra.

O Sr. João Camoesas invoca o artigo 63." do Regimento,, sendo dadas explicações pelo Sr. Pre-. sidente. O Sr. Ladislau Batalha requere o cumprimento exacto do artigo 34." do Regimento. Foi rejeitada, a urgência em contraprova requerida pelo 3r. Mem Verdial. O Sr. Cunha Liai (para explicações) trata do relatório apresentado pelo Sr. Vaz Guedes, acabando por declarar que abandona, a Câmara e sai. O Sr. Júlio Martins, referindo-se à atitude do . Cunha Liai, declara que f> Gr-f&po Parlamentar Popular vai também aban-

donar a Câmara. Sai a maior parte dos Deputados do Grupo. O Sr. João Camoesas (para explicações), refere-se às considerações feitas pelo Sr. Cunha Liai, e à atitude daquele lado da Câmara. O Sr. Queiroz Vaz Guedes (para explicações) responde aos oradores precedentes. O Sr. Mem Verdial ocupa-se ainda do inquérito e declara dar o seu voto para que se convidem os Srs. Deputados que abandonaram a Câmara a voltarem a ocupai-os seus lugares. O Sr. Álvaro de Castro manda para Mesa uma moção, que justifica, no mesmo sentido, usando da palavra, sobre ela, os Srs. António Maria da Silva, António-Francisco Pereira, Brito Camacho, João Gonçalves, tendo o Sr. Tavares de Carvalho requerido a prorrogação da sessão até ser votada a moção.

O Sr. Garcia da Costa explica a sua atitude não saindo também da Câmara, e declara-se independente.. Foi aprovada por unanimidade a moção do Sr. Álvaro de Castro.

Foi marcada para-o dia seguinte a sessão imediata, e encerrada a sessão às 16 horas e 55 minutos.

Documentos mandados para a Mesa.—3 requerimentos, um negócio urcjente, e 3 pareceres.

Abertura da sessão às 14 horas e 50 minutos.

Presentes à chamada 63 Srs. Deputados.

São os seguintes: