O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADO!

IST. 9 G

EM 3 DE JUNHO DE 1920

Presidência do Ei.mo Sr. Alfredo Ernesto de Sá Cardoso

Baltasar de Almeida Teixeira

Secretários os Ex.mos Srs.

Sumário.—Respondem à chamada 32 Srs. Deputados. É lida a acta, sobre a qual usa da palavra o Sr. Augusto Dias da Silva. A acta é apro-' vada quando tie verifica a presença de 62 Srs. Deputados. Ê lido o expediente, que tem o devido destino. O Governo está representado pelo Sr. Ministro da Justiça (Ramos Preto).

A.ntes da ordem do dia.—É posto à votação o pedido de urgência e- dispenso, do regimento do Sr. Ministro do Trabalho para a discussão duma proposta acerca da administração dos Bairros Sociais. É aprovado, entrando em discussão a proposta. Usam da palavra os Srs. Augusto Dias da Silva, Ministro do Trabalho, Brito Camacho, Pinto da Fonseca, Costa Júnior, Lopes Cardoso. E lido na Mesa um requerimento do Sr. Costa Júnior para que o projecto seja retirado da discu-são. O Sr. Costa Júnior pede que a Câmara o autorize a retirar o seu requerimento. O Sr. Abílio Marcai requere que o projecto baixe à comissão. É aprovado. O Sr. Alberto Jordão manda para a Mesa três pareceres, em nome da comissão de finanças. O Sr. Manuel José da Silva ocupa-se do problema das subsistendas, prometendo o Sr. Ministro do Trabalho comunicar ao Sr. Ministro da Agricultura as considerações do orador. O Sr. Pedro Pita refere-se à necessidade de se discutir o projecto de Lei sobre os vencimentos dos funcionários administrativos. O Sr. Abílio Marcai diz que a maioria nunca prejudicou a discussão desse projecto. O Sr. Pedro Pita volta a usar da palavra para explicações. O Sr. Alves dos Santos manda para a Mesa um parecer, em nome da nomiiisão de finanças. O Sr. João Camoesas aprecia vários factos ocorridos na Guarda Nacional Republicana. O Sr. Ministro das Finanças (Pina Lopes) promete transmitir ao Sr. Presidente do Ministério o~i Considerações do orador.

Ordem do dia.—Continua em discussão a proposta de lei sobre lucros de guerra. O Sr. Velhinho Correia conclui as considerações que tinha iniciado anteriormente. Lida na Mesa a sua moção, é admitida. Seguem-se no uno da pal

Yirlato Gomes da Fonseca

Dominguesdos Santos, António Granjo e Ferreira da Bocha.

Antes de se encerrar a sessão.— Usam da palavra os Srs. Dias Pereira, Álvaro de Castro, Ministro das Finanças, Raul Tamagnini, Manuel Frayoso, Presidente cio Ministério e Álvaro Guedes. O Sr. Presidente encerra a sesssâo, marcando a seguinte para o dia imediato.

Abertura da sessão às 13 horas e 50 minutos.

Presentes à chamada 61 Senhores Deputados.

Presentes os Srs.:

Abílio Correia da Silva MarçaL

Alberto Jordão Marques da Costa.

Albino Pinto da Fonseca.

Alexandre Barbedo Pinto de Almeida.

Alfredo Ernesto de Sá Cardoso.

Álvaro Pereira Guedes.

Angelo de Sá Couto da Cunha Sampaio Maia.

. António Albino de Carvalho Mourão.

António Bastos Pereira.

António Carlos Ribeiro da Silva.

António da Costa Ferreira.

António da Costa Godinho do Amaral.

António Dias.

António Francisco Pereira.

António Joaquim Machado do Lago Cerqueira»

António José Pereira.

António Pires de Carvalho.