O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESS.Ã-O 3ST.0 90

EM 18 DE JUNHO DE 1920

Presidência do Ex.mo Sr. Alfredo Ernesto de Sá Cardoso

Secretários os Ex,mOÍ Srs.

Baltasar de Almeida Teixeira 'António Marques das Neves Mantas

Sumário.—-A sessão abre com a presença de Bi Srs. Deputados, lendo-se a acta, que é aprovada, quando estão presentes 57. Dá-se conta do expediente.

O Sr. Molheira Reimão, em negócio urgente, ocupa-se do decreto n." 6:671, que envolve aumento de despesa e que, em seu entender, não é moral. Responde ao orador o Sr. Presidente do Ministério (Ramos Preto). O Sr. José de Almeida requere a f/eneralisação do debate. Foi aprovado. Tem a palavra para explicações o Sr. Malheiro Tíeimão. Entram no debate, tendo alguns oradores apresentado moções, os Srs. José de Almeida, Velhinho Correia, António Granjo, Cunha, Liai, Ministro das Finanças (Pina Lopes), Júlio Martins, Mariano Martins, Rego Chaves, Presidente do Ministério, Mem Verdial, Mariano Martins, Pedro Pita, Paiva Gomes, António Granio, Álvaro de Castro, Júlio Martins e António Ma^ia da Silva. A certa altura do discurso do Sr. Mem Verdial produz-se um incidente que força o Sr. Presidente a inter*> romper a sessão por meia hora O Sr. José de Almeida requere a prorror/ação da sessão. Sobre o assunto em discussão usam ainda da palavra os Srs. Augusto Dias da Silva e Presidente do Ministério. O Sr. Nóbreya Quintal requere prioridade para a moção do Sr. Júlio Martins. Rejeitado. O Sr. Marcos Leitão requere prioridade para a moção do Sr. Paiva Gomes. Aprovado o requerimento, é lida e aprovada a moção. O Sr. Presidente, com quem a Câmara está de acordo, considera prejudicadas as outras moções.

O Sr. António Mantas pe.de a palavra para um nefjócio urgente. Lida a nota, é rejeitada a urgência. O Sr. Presidente do Ministério agradece à Câmara a moção de confiança. O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira rl,p. Azeméis) preyunta se o Governo está demissionário, respondendo o Sr. Presidente que nada lhe foi comunicado. Pede ao Sr. Ministro da Instrução Pública que transmita ao seu colega dou Negócios Estrangeiros um desejo que manifesta. O Sr. Ministro da Instrução Pública comunica que o Sr. Presidente do Ministério saiu da sala com a intenrflo de. ir a casa do Sr.

Presidente da República para lhe apresentar a demissão do Governo. O Sr. Presidente marca a sessão seguinte com a respectiva ordem do dia.

Abertura da sessão às 13 horas e 50 minutos.

Presentes à chamada 07 Srs. Deputados.

Srs. Deputados presentes à abertura da sessão:

Afonso de Macedo.

Albino Pinto da Fonseca.

Alfredo Ernesto de Sá Cardoso.

Alfredo Pinto de Azevedo e Sousa.

António Albino de Carvalho Mourao.

António Albino Marques de Azevedo.

António Augusto Tavares Ferreira.

António da Costa Ferreira.

António da Costa Godinho do Amaral.

António Dias.

António Francisco Pereira.

António Joaquim Granjo.

António José Pereira.

António Maria da Silva.

António Marques das Neves Mantas.

António Pais Eovisco.

António do Paiva Gomos.

António dos Santos Gra^a.

Artur Alberto Camacho Lopes Cardoso.

Augusto Dias da Silva.

Augusto Joaquim Alves dos Santos.

Augusto Pires do Vale.

Baltasar de Almeida Teixeira»

Custódio Martins de Paiva.

Domingos Cruz.