O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário da Câmara doa Deputados

O Sr. Presidente:— Os Srs. Deputados que tenliam quaisquer documentos para enviar para a Mesa, podem remetê-los.

Pausa.

O Sr. Alfredo de Sousa:—Peço a V. Ex.a que logo que haja na Câmara número suficiente de Deputados para votações a consulte no sentido de ela permitir que sejam discutidas Loje, com prejuízo da ordem do dia, as emendas introduzidas pelo Senado, na proposta de lei n.° 448-C, mantendo um subsídio a designadas instituições de assistência e beneficência.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente:—Logo que haja número, satisfarei os desejos de V. Ex.a

O Sr. Domingos Cruz:—Sr. Presidente : o assunto a que vou referir-me diz respeito às pastas da Guerra e do Interior.

Como porém os Srs. Ministros não estão presentes e o caso não admite delongas, peço a V. Ex.a, Sr. Presidente, o obséquio de tomar em atenção as palavras que vou proferir, a fim de as transmitir aos Srs. Ministros do Interior e da Guerra.

Como a Câmara sabe, foi celebrada há tempo em. Coimbra uma missa sufragando a alma dos mortos na guerra.

Apesar de não ser religioso, vão da minha parte para o . prelado da diocese as minhas mais altas simpatias e homenagens, por esse acto de generosidade e piedade para com os mortos que tarn alto levantaram a bandeira da Pátria. ' A maneira como o facto se produziu é que merece os nossos reparos e sobretudo os da opinião republicana do País que com alarme vê o clericalismo usando processos que visam tam somente a ferir novamente as instituições.

Não sei como se combinou a missa, mas sei que o Sr. Comandante da 5.a Divisão, Mousinho de Albuquerque, que já foi Ministro do Interior, dirigiu um convite para essa missa aos Srs. oficiais da divisão, convite que foi transmitido nas ordens de serviço.

Nesse convite dizia S. Ex.a que muito grato lhe seria ver que os Srs. oficiais comparecessem a essa cerimónia, acres-

centando que o uniforme a usar deveria ser o de campanha.

Esta particularidade fazia com que a notificação perdesse p carácter de simples convite.

Entretanto muitos Srs. oficiais, no uso do seu direito, não foram à missa.

Outros foram como simples preito de homenagem aos mortos.

Reàlizou-se a missa com grande aparato de forças monárquicas (não digo católicas).

O Sr. General Mousinho de Albuquerque, no uso do seu direito, foi beijar o anel episcopal, mas não se limitou a isso.

S. Ex.a foi acompanhar o prelado até a carruagem com os seus ajudantes, conservando se todos em posição de sentido até a partida da carruagem.

Afigura-se-me que em tudo isto houve da parte do Sr. Comandante da 5.a Divisão, antigo Ministro da República, e em regime de separação da Igreja do Estado que deixa livre a todos o direito de adoptar o culto que se entenda, uma ofensa às leis da República.

Um jornal de Coimbra, O Tempo, lev^an-tou muito justificadaraente a questão, fazendo os comentários quo o caoo lho sugeriu.

Pois porque se supôs, infundadamente embora, que um alferes da guarnição fornecera àquele jornal uma cópia da ordem da divisão, que aliás foi publicada em todas as ordens de serviço, aos corpos da guarnição de Coimbra, sobre esse alferes começam a chover ameaças, estando na iminência de ser castigado, só porque se permitiu mostrar o seu desacordo com os actos que iam contra as leis do Estado.

É preciso que o Sr. Ministro da Guerra intervenha com urgência, sem o que esse alferes será castigado, sendo ele um dos oficiais que mais altos serviços tem prestado à República.

Eu pregunto se é cousa que è<_3 cumprir='cumprir' darepública='darepública' e='e' apoiados.='apoiados.' fazer='fazer' ir='ir' castigar='castigar' p='p' leis='leis' as='as' por='por' um='um' oficial='oficial' possa='possa' defender='defender'>

Eu não largarei este assunto de mão (Apoiados] até que justiça seja feita aos oficiais que em Coimbra defendem os bons princípios. (Muitos apoiados}.