O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

115

EM 23 DE JULHO DE 1920

Presidente o Ex.0" Sr. Alfredo Ernesto de Sá Cardoso

Secretários os Ex.mo> Sn.

Balfasar da Almeida Teixeira António Marques das Neves

Sumário.— Abre a sessão com a presença de 27 Srs. Deputados. É lida a acta. Dà-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia.— O Sr. António. Mantas trata do pagamento de passagens aos Srs. Deputados e Senadores das ilhas, desejando que d Câmara se manifeste para a hipótese dos adiamentos serem por poucos dias, e manda para a Mesa um projecto de lei referente à questão do jô-,0, para o qual pede a concessão de urgência.

O Sr. Presidente declara aberta uma inscrição especial para se tratar da questão dos abonos. Usam da palavra sobre o assunto os Srs. Her-mano de Medeiros, Campos Melo, António José Pereira, Eduardo de Sousa, Brito Camacho e Paiva Gomes.

O Sr. llermano de Medeiros apresenta um projecto de lei e os Srs. António José Pereira e Brito Camacho justificam propostas, que são admitidas

O Sr. llermano de Medeiros lembra a necessi-. dade de se completar a comissão de instrução su-perior.

O Sr. Eduardo de Sousa trata da questão dos fósforos.

O Sr. Orlando Marcai ocupa~se do processo que lhe dizia i espeilo na questão dos abastecimentos.

O Sr. João Luís Ricardo refcre-se a uma entrevista, concedida pelo Sr. Lima Alves ao jornal «O Século», em matéria de moagem e panificação.

São aprovadas as actas das sessões dos dias 21 e 22 e concedidas as licenças que constam do expediente.

E u/trovada a proposta do Sr. Brito Camacho relativa aos abonos.

Anunciasse uma substituição na comissão de marinlta.

Ordem do dia. — Continua a discussão do parecer referente aos exames de instrução primária^ que se conclui, usando da palavra para explicações o Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis) e requerendo dispensa da última redacção o Sr. Tavares Ferreira.

Entra, em discussão o parecer n." 506, que esta-

belece um imposto especial para a dragagem do porto da Hoita. Usam da palavra os Srs. Hermano de Medeiros, Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis) e Brito Camacho, sendo aprovado nm requerimento do Sr. Brito Camacho para. que o parecer baixe às comissões respectivas.

É autorizada a comissão administrativa a mandar imprimir em tipografias particulares os pareceres e mais diplomas, dada a greve cm que se encontra o operariado da Imprensa Nacional.

É aprovado o parecer n." 395, concedendo definitivamente à Junta Geral do distrito de Leiria a parte rústica e urbana do edifício que foi Convento dos Franciscanos.

Continua o debate político sobre a organização do novo Ministério.

O Sr. Presidente do Ministério (António Gran-jo) apresenta o Ministro do Interior, Sr. Alves Pedrosa, e responde aos oradores que sobre o assunto se manifestaram. Usam da palavra, ai em do chefe do Gorêrno, os Srs. Manuel José da Silva (Azeméis), Cunha Liai, João Gonçalves e Nô-brega Quintal, declarando este que mantêm a sv<_ também.='também.' écrejeitada.='écrejeitada.' que='que' a='a' de='de' moção='moção' e='e' requer='requer' é='é' ordtm='ordtm' p='p' nominal='nominal' para='para' votação='votação' rejeitada='rejeitada'>

O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Melo Barreto) declara-se habilitado a responder à nota de interpelação que lhe dirigiu o Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis).

O Sr. P/esidente do Ministério agradece o voto de confiança que a Câmara lhe concedeu.

Continua a discus&ão do capítulo õ." do orçamento do Ministério do Comércio e Comunicações,, prosseguindo no uso da palavra o Sr. Aboim Inglês, que, depois de breves palavras, conclui o seis discurso, seguindo-se o Sr. Manuel José da Silva (Azeméis), quv justifica propostas, que tão admitidas.

Anunciam-se substituições na comissão de coló-