O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO IsT.° 13O

EM 13 DE AGOSTO DE 1920

Presidência do Ex.mo Sr. Alfredo Ernesto de Sá Cardoso

Secretários os Ex."'0' Srs.

Baltasar de Almeida Teixeira António M ai i a Pereira Júnior

Sumário. — Abertura da'sessão e leiturti da acta.

Expediente.

O Sr. Sousa Rosa reguere em negócio urgente que entrem em discussão as emendas do Senado h proposta de lei n." 88.

O Sr. José Monteiro manda para a Mesa um projecto de lei relativo às exibições cinematográficas.

O Sr. Plínio Silva requere que o parecer n." 352 seja, discutido, como outros de carácter urgente, antes da ordem do dia. "

O Sr. Evaristo de Carvalho requere urgência para um projecto de lei relativo à revisão dos processos por insubordinação militar em França e África e que seja discutido outro que respeita à Misericórdia de Setúbal.

O Sr. Domingos Crus requere urgência e dispensa do Regimento para outro projecto de lei.

O Sr. Alberto Crus chama a atenção para o êxodo de trabalhadores rurais e pede que ae dê andamento a um projecto relativo à família do médico Justino de Vasconcelos.

O Sr. Vir ia to da Fonseca pede providências para a epidemia de peste bubónica que grassa na Guiné, respondendo o Sr. Ministro das Colónias (Ferreira da Rocha),

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis) refere-se às instalações dos oficiais do curso de metralhadoras e à exclusão de um concurso para o Liceu de Viseu do cidadão F. Ribas de Sousa prometendo o Sr. Ministro da Justiça (Lopes Cardoso) transmitir.

O Sr. Jacinto de Freitas ocupa-se dos inventários de menores e manda um projecto para a Mesa, respondendo o mesmo Sr. Ministro.

Ò Sr. Raul Tamagnini trata das obras de Espinho, incumbindo-se o Sr. Presidente do Ministério (António Granja) de transmitir aã considera-çdes feitas ao Sr. Ministro do Comércio.

O Sr. Álvaro Guedes fala sobre os tesoureiros de Fazenda e o parecer n-° 87S.

Os iSrs. Alberto Jorã&o e João Bacelar inter° rogam a, Mesa. Havendo número, é posia, em áie-o.cí& Q aprovada.

O Sr. Presidente faz o elogio do antigo Deputado falecido, cónego José Maria G ornes, propondo para a acta um voto de sentimento, associando-se os Srs. Orlando Marcai, João Bacelar. João Ca-moesas, Nuno Simões, Manuel José da Silva (Pôr-to), Ferreira Dinis, Eduardo de Sousa e o Sr. Presidente do Ministério (António Granjo). É aprovado o voto de sentimento.

São aprovados diversos pedidos de licença.

Emendas do Senado ao parecer n.° 88.—Postas em discussão, usam da palavra os Srs. Orlando Marcai, Plínio Silva, Eduardo de Sousa, Plínio Silva, sendo aprovadas as relativas ao § único do-artigo 3.° e ao artiyo 4.°

Ò Sr. Presidente do Ministério e Ministro da Agricultura (António Granjo) pede urgência e dispensa do Regimento para uma proposta de abertura de créditos espec/ait para a crise de subsistên-cias, sendo o requerimento aprovado. Posta em discussão, combatem-na os Srs. Júlio Martins e Cunha Liai e defende-a o mesmo Sr. Ministro.

Ê suspensa a sessão para se realizar o Congresso.

Depois de reaberta, fala sobre a referida proposta o Sr. António Maria da Silva

Antes de se encerrar a sessão.— O Sr. Júlio Martins ocupa-se de um telegrama de Bragança, respondendo o Sr, Ministro da Justiça.

O Sr. Presidente encerra a sessão, depois de designar a ordem do dia para a seguinte.

Abertura da sessão às 14 horas e 12 minutos.

Presentes à chamada 64 Srs. Deputados.