O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA GAMARA DOS DEPUTADO

lsT.° 137

(EXTRAORDINÁRIA)

EM 20 DE OUTUBRO DE 1920

Presidência do Ex.mo Sr. Abílio Correia da Silva Marca:

Secretários os Ex.mos Srs.

\ Baltasar de Almeida Teixeira j António Marques das Neves Mantas

• Sumário.'—A sessão abre com a presença de 31 Senhores Deputados. Lê-se a acta e dá-se conta do expediente. Procede-se à segunda chamada, à qual respondem 42 Srs. Deputados.

O Sr. Viriato da Fonseca faz o elogio dos aviadores que tentaram um «raid» à Ilha da Madeira. — U Sr. Domingos Cruz manda para a Mesa e justifica um 'projecto de lei, criando uma caixa de reforma para o funcionalismo.— O Sr. Sam-paio Maio, trata de interesses de Espinho e Aveiro c doutros de carácter local. Responde-lhe o Sr. Ministro do Comércio (Velhinho Correia). — O Sr. Ministro da Guerra (Helder Ribeiro) manda para a Mesa duas propostas de lei, uma relativa aos duodécimos e outra à ordem pública e a um crédito necessário para acudir a despesas com a manutenção da mesma ordem. — O Sr. Jlaúl Ta-maynini usa da palavra sobre a perseguição movida contra um militar. Responde-lhe o Sr. Ministro da Guerra. — O Sr. Evaristo de Carvalho pede que se discuta o projecto de lei n.° 322-E.—O Sr. Mamei José da Silva (Porto) ocupa-se das consequências desastrosas que podem derivar para a nossa vida económica da greve mineira inglesa. Trata igualmente de interesses da indústria de lanifícios do Porto. Responde-lhe o Sr. Presidente d-o Ministério (António Granjo).— O Sr. Malheiro Reimão pede que se inclua na ordem do dia o parecer n.° 187. — O Sr. Presidente, declarando que se encontram presentes 63 Srs. Deputados, submete à discussão a acta, que é aprorada.— O Sr. Ministro da Guerra requere urgência e dispensa do Jíegimenlo para uma das suas propostas.— O Sr. Costa Júnior pede que o requerimento seja •dividido em duas partes. Sob o modo de votar usam da palavra os Srs. João Camoesns e Júlio Martins. E oprouado o requerimento do Sr, Costa- Júnior. E aprovada a urgência para anilas as pró-postas. É aprovada a dispensa do Regimento para a segunda. Requerida a contraprova, verijica-ae que não há número. Procede-se a chamada. O Sr. Presidente declara que não há número para deli~ berar e marca a sessão imediata com a renpectiva ordem do dia.

! Abertura da sessão às 14 horas..

í 'Presentes à chamada 63 Srs. Deputados.

j São os seguintes:

i

! Abílio Correia da Silva Marcai.

! Acâcio António Camacho Lopes Cardoso.

! Afonso do Macedo.

Albino Pinto da Fonseca,

Álvaro Pereira Guedes. | Angelo do Sá Couto da'Cunha Saiu-l paio Maia.

f Aníbal Lúcio do Azevedo. j António Albino do Carvalho MourSo. l António Albino Marques do Azevedo. j António Angusto Tavares Ferreira, i António Bastos Pereira. l António da Costa Ferreira.

António da Costa Godinho do Amaral.

António Francisco Pereira.

António Joaquim Granjo.

António José Pereira.

António Maria da Silva.

António Marques das Noves Mantas*

António Pires do Carvalho.

Augusto Dias da Silva.

Baltasar do Almeida Teixeira.

Custódio Maldonado do Freitas.

Diogo Pacheco do Amorim.

Domingos Cruz.

•Domingos Leite Pereira.

Evarisío Luín das Neve H Ferreira do