O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

(EXTRA3RD1NÁRIA)

EM 26 DE OUTUBRO DE 1920

Presidência do Ex.mo Sr. Abilio Correia da Silva Marcai

Secretários os Ex,m0i Srs.

Baltasar de Almeida Teixeira António Marques das Neves Mantas

Sumário. — Aberta a sessão, com a presença de 20 Srs. Deputados, lê-se a acta e dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia.^—O Sr. Henrique de Vasconcelos traia dos intei esses dos funcionária* externos do Ministério doa Estrangeiros,res-pondendo-lhe o Sr. Ministro do Inteiior (Alves Pedrosa).

O Sr. Barbosa de Magalhães ocupa-se dos interesses dos funcionários administrativos.

O Sr. João Camoeaas propõe que sejam saudados os poveiros esperados do Brasil, e justifica a sua propotta.

É aprovada a acta.

O Sr. Ministro da Justiça (Lopes Cardoso), pede que seja discutida o mais depressa possível uma proposta sua.

O Sr. Ministro da Instrução (Júlio Dantas) presta esclarecimentos sobre assuntos da sua pasta.

O Sr. Nuno 'Simões associa-se às saudações pi oposta pelo Sr. João Camoesas e trata da emigração e dos interesses dos portugueses no firasil. Responde-lhe o Sr. Ministro do Interior.

Tem a palavra para explicações o Sr. Nuno Simões.

Leu-se na Mesa e entra em discussão' a proposta do Sr. João Camoesas para que se nomeie •uma deputação parlamentar que aguarde os po-veiros e os saúde. Unam da palavra sobre o assunto os Srs. Júlio Martins e José de Almeida. O Sr. Ministro do Interior pede que se não realize qualquer manifestação que possa originar complicações de natureza, diplomática. E aprovada a proposta do Sr. João Camçesas e nomeada a deputação parlamentar.

O Sr. Mariano Martins, em nome da comissão do orçamento, manda para a Mesa o parecer ftf>-bre a proposta relatica ao duodécimo do mês de Novembro. Sobre o assuntor falam os Srs. Cunha Liai c Mariano Martins. É lido o parecer, aprovando-se, sem discussão, a proposta na g&n&rali-ade. Na especialidade, iijtam. d

António Fonseca e Ministro das Finanças (Ino-cènciof Camacho), sendo aprovados os vários artigos. E a provado um requerimento do Sr, Mariano Martins.

O Sr. Ministro do Interiot manda para a Mesa e justifica lima 'proposta de lei, abrin 'O um crédito especial. Aprovada a urgência e a dispensa do regimento, usam da^palavra os Srs. Cunha Liai e José de Almeida. E aprovada a proposta na generalidade e especialidade.

Ordem do dia.— E lido na Mesa o parecer n." 538 sobre o projecto de lei n." L03-A. Aprova-se sem dúcussão.

Prossegue a discussão do orçamento do Ministério do Comercio. O Sr. Ministro das Finanças continua no uno da palavra e conclui o seu discurso, O Sr. Júlio Martins requere, e c aprovado, que se abra uma inscrição especial sobre o debate. Usa da palavra o Sr. Cunha Liai, respondendo-lhe o Sr. Ministro das Finanças.

Antes de se encerrar a-sessão.—O Sr. João Camoe

O Sr. Presidente encerra u sessão e marca n imediata com a respectiva ordem do dia.

Abertura da sessão às J4 horas e 50 minutos.

Presentes à chamada f>() Srs. Deputados.

São os seguintes:

Abílio Corroía da Silva Marcai. Acácio António Camacho Lopes Cair-

'SÓ.