O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SIESS-Ã-O nST.° 1-Í7

(EXTRAORDINÁRIA)

EM 5 DE NOVEMBRO DE 1920

Presidência do Ex.rao Sr, Luís Augusto Pinto Mesquita de Carvalho

Baltasar de Almeida Teixeira

Secretários os Ex.m08 Srs.

António Marques das Neves Mantas

Sumário.— Procede-se à chamada, a que respondem 29 Ur». Deputados. O Sr. Presidente declara aberta a sessão, procedendo-se, em seguida à leitura da acta. Dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia.— O Sr. Presidente refere te à afirmação dalguns jornais, de se terem feito na sessão da véspera aprovações sem haver número legal, desmentindo o fa to, expondo nos seus termos o que se passou, confirmando-se haver na saia 6'à Srs. Deputados, mais do o>te suficientes para que{se pudessem fazer votações. Unam da palavra sobre o incidente os Srs. Vasco de Vasconcelos e António Mantas.

Para interrogar a Mesa, fala o Sr. Ladislau Batalha, que em seguida faz leitura dum requerimento, pedindo documentos.

. O Sr. António Mantas deseja saber do destino da prop'»ita de lei de reparação aos mutilados da f/uerra. Dá informações o Sr. Estêvão Aguas.

O Sr. Orlando Marcai troca explicações com o Sr. Ministro das Colónia* (Ferreira da Rocha) acerca da situação do funcionalismo na provinda de S. Tomé. ^

O Sr. Ministro da Guerra (Helder Ribeiro) requere que entre em discussão a proposta de lei que habilita o Governo a pagar a nova subvenção nos meses de Setembro e Outubro, referente ao Ministério da Guerra. O requerimento é aprovado, havendo contraprova, estando presentes 63 Srs. Deputados A proposta é aprovada, com dispensa da última redacção, tendo usado da palavra o Sr. Conta Júnior.

O Sr Hermano de Medeiros requere, e é aprovado, que entre em discussão o parecer n.° õ05, de crédito extraordinário para serviços de saúde pública. Com dispensa da última redacção é aprova^ do o parecer.

O Sr. Alberto Jordão requere que se discuta o parecer m." 523. Sendo aprovado o requerimento, entra, em discussão o parecer, que é aprovado.

acta eem diacuoisào. Preaidente propõe que cz lance n

um voto de congratulação pela visita de Sua Alteza o Príncipe de Mónaco. A proposta é aprovada, associandO'*e o Gooèrno e representantes de todos os lados da Câmara.

Ordem do dia.— Continuam em discussão os contratos nobre aquisição de triqo e carvão.

O »s>. Ministro das tinanças f Inocenta o Camacho) prosnegue nas suas considerações, que conclui, seguindo se no uto da palavra o Sr. António Fonseca.

O debate fica pendente.

Antes de se encerrar a sessão. — O Sr. António Francisco Pereira troca explicações com o Sr. Presidente do Ministério acerca do regime do pão em Lisboa.

Encerra-se a sessão, marcando-se a imediata para o dia 8, à hora regimental.

Documentos mandados para a Mesa durante a sessão.— Requerimentos.

Abertura da sessão às 14 horas e 44

minutos.

Srs. Deputados presentes à segunda chamada:

Acácio António Camacho Lopes Cardoso.

Afonso de Macedo. 4Iberto F«ireira Vida!» Alberto Jordão Marques da Costa-Albino Pinto da Fonseca.